ATIVIDADE
I – ELABORE UM PLANEJAMENTO DE FORMA SINTÉTICA DANDO DESTAQUE PARA O ITEM
AVALIAÇÃO QUE DEVERÁ SER CRITERIOSAMENTE EXPLICADO E JUSTIFICADO.
CURSO:
TECNOLOGIA EM MARKETING
O Curso Superior de Tecnologia em
Gestão de Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as
estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e
analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de
consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as
formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra,
armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades
de mercado.
Objetivo
da disciplina: Composto de Comunicação
O composto de Comunicação envolve o
Mix de comunicação como promoção de vendas, promoção de evento, marketing
direto, marketing de relacionamento, vendas pessoais, merchandising,
comunicação PDV, telemarketing, propaganda, publicidade, relações públicas,
assessoria de imprensa e internet.
1.
Parte informativa
1.1.
Professor (a) responsável:
Claudia
Jakuboski
1.2.
Semestre:
1º.
Semestre
2.
Público alvo:
Graduação
3.
Tempo estimado
Quarenta
aulas
4.
Material necessário
·
Apostilas
impressas
·
Computador
com internet
5.
Modalidade
Semi-presencial
6.
Parte pedagógica
6.1.
Conteúdo programático:
6.1.1.
Conceitos fundamentais do composto
6.1.2.
Identificar pontos relevantes para o desenvolvimento de estratégias
6.1.3.
Apresentação de ações estratégicas
6.1.4.
Trabalhar resultados
6.2.
Metodologia do ensino:
Apresentação do “Composto de
Comunicação” como componente básico da comunicação da empresa com seu meio
ambiente, suas vantagens e problemas ocasionados pela falta ou má utilização
das ferramentas.
Incentivo a leitura do livro:
Marketing Básico: uma perspectiva brasileira 4.ed. São Paulo:
Atlas, 1997 do autor Cobra que
norteará as pesquisas apresentadas.
Solicita-se a criação do seu diário de
pesquisa para a publicação através do Blog, deixando claro que o trabalho final
será avaliado por meio deste recurso. Incluo um PDF explicativo do que é um
diário de pesquisa, ética e informações sobre o Blog.
Apresentação da grade do curso.
7.
Plano de curso
7.1.
Primeiro Módulo
Nesta aula apresento a Marca como uma
importante ferramenta nos negócios. Apresentação de Marcas e Cases sucessos.
Demonstração de uso (Marca) e percepção do consumidor. Ex. de marcas e casos
avaliados:
OMO – Marca número um em vendas de
sabão em pó.
Coca-cola – Marca número um em vendas
em refrigerante.
Estará incluído nas aulas slides, para
uma melhor visualização do conteúdo.
7.1.1
Avaliação do primeiro módulo
Avaliação Diagnóstica e Formativa – Com o objetivo de acompanhar a
construção do conhecimento, controlar (avaliar se os objetivos foram alcançados)
e avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno. Ao final de cada aula peço
a participação de todos através de debates no fórum, para exposição de ideias e
opiniões que podem ter sido responsáveis pelo sucesso dessas marcas. Neste tipo
de avaliação, será possível demonstrar se já são capazes de usar o conhecimento
adquirido para interpretar os dados.
7.2.
Segundo Módulo
Desenvolvimento de estratégias que se
inicia através do reconhecimento e uma análise desenvolvida tanto para o
negócio em si como para o mercado. Apresento a teoria do que é uma análise
interna (negócio) e uma análise da concorrência. Apresentação dos 5 W – Who
(quem), What(o que), How(como), Where(onde), When(quanto) feita através de
slides.
7.2.1
Avaliação do segundo módulo
Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a
construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado
alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e
avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será
apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início
das aulas. Através de questão dissertativa:
·
Faça
uma análise SWOT da empresa que trabalha. Descreva os pontos fortes e fracos/
ameaças e oportunidades. O link do Blog deverá ser enviado por email a todos da
sala. (1.5 pontos).
Será possível demonstrar se já são
capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback
qualitativo de cada atividade aos alunos.
7.3.
Terceiro Módulo
Ação: Plano de marketing.
Apresentação das estratégias de
marketing como solução ao reconhecimento concluído através da pesquisa feita
anteriormente. Estudo e avaliação dos prós e contras do “Mix de Comunicação” -
Comunicação pessoal; Propaganda; Promoção de vendas; Publicidade e Relações
públicas; Material de instrução; Projetos corporativos – Identidade Visual.
Estará incluído nas aulas slides, para
uma melhor visualização do conteúdo.
7.3.1
Avaliação do terceiro módulo
Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a
construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado
alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e
avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será
apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início
das aulas. Através de questão dissertativa:
·
Justifique
uma ação aplicada para os pontos fracos e ameaças citados no plano SWOT
anteriormente. O link deverá enviado por email a todos da sala. (1.5 pontos).
Será possível demonstrar se já são
capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback
qualitativo de cada atividade aos alunos.
7.4.
Quarto Módulo
Este módulo será utilizado para o desenvolvimento
de um plano de ação para uma empresa escolhida. Faremos o levantamento dos
pontos altos vistos anteriormente para o início dos trabalhos.
7.4.1
Avaliação do quarto módulo
Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a
construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado
alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e
avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será
apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início
das aulas. Através de questão dissertativa:
·
Este
deverá conter todas as ações citadas no Mix de Comunicação, que deverão estar
alinhados a avaliação prévia do mercado, próprio negócio e da concorrência. O
trabalho deverá ser apresentado com regras básicas da ABNT que serão explicados
nesta aula. Atividade individual Exposição da atividade através do Blog. Para
isso, o link deverá ser enviado por email a todos da sala. (3.0 pontos).
Será possível demonstrar se já são
capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback
qualitativo de cada atividade aos alunos.
7.5.
Quinto Módulo
Feedback das aulas - presencial.
Discussão das informações inseridas, dificuldades e sugestões.
8. Critério de Avaliação Final
Avaliação dos conteúdos, abordagem,
consistência das pesquisas, discussão e criatividade.
Serão utilizadas todas as modalidades
(diagnóstica, formativa e somativa) para que seja avaliado se a metodologia foi
aplicada com sucesso. Caso não, os dados serão estatísticos para mudanças
futuras.
Será aplicada em dez questões e com
diversificados tipos de instrumentos (duas dissertativas, duas questões
objetivas, duas certas ou erradas, duas lacuna, e duas múltiplas escolhas).
9.
Ficha de avaliação.
Para avaliação pessoal dos alunos.
9.1. Defini objetivos para as ações
propostas por meu trabalho à empresa apresentada?
9.2. Estas ações estão corretas, são
suficientes e me levarão ao objetivo descrito no propósito para ação?
9.3. O trabalho apresentado transmite
a imagem que desejo transmitir como um profissional de marketing? (Procurei
transmitir o conhecimento que adquiri da empresa, assim como os problemas
decorrentes da pouca ou ausência da metodologia proposta para melhorias?)
9.4. Utilizei corretamente as normas
ABNT para citar os autores que li?
9.5. Consegui interpretar
adequadamente as informações do autor do texto original que
procurei apresentar como solução?
9.6. Abordei adequadamente os dados do
autor do texto? Fiz referências bibliográficas de
maneira correta?
9.7. Tenho compreensão clara sobre o
plano adotado e apresentado?
9.8. Minha apresentação foi clara e
inteligível?
10.
Bibliografia
HENRIQUE, L. Marketing de Varejo –
Faculdade Opet. Disponível em:
<htto://www.slideshare.net/ leandrohs4/composto-de-comunicacao>
Acesso em: 22 Abril 2012.
CAIBRA, D. Composto de Comunicação – O
processo de Comunicação. Blog publicado em Alagoas,domingo, 22 de agosto de
2012.
<http://espacodacomunicacao.blogspot.com.br/2010/08/composto-de-comunicacao.html
>
Acesso em 22 de Abril de 2012
COBRA, M. H. N.Marketing básico: uma
perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997
CERVERA, M.C.S.F. Materiais
disponibilizado nas aulas EaD Tecnologia Aplicada ao Ensino, 2012 Universidade
Nove de Julho, São Paulo 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário