terça-feira, 26 de junho de 2012


ATIVIDADE II – AVALIAÇÃO FORMAL X AVALIAÇÃO INFORMAL

Defina avaliação formal e avaliação informal destacando sua importância e defenda o uso destas avaliações por meio de exemplos.

Resposta:

Avaliação Formal – trata-se de técnicas e procedimentos visíveis de avaliação em provas, escritas ou orais, e trabalhos. Neste plano o aluno sabe que está sendo avaliado, tem ciência (ou deveria ter) das regras, do conteúdo e dos objetivos da avaliação.

Avaliação Informal – Trata-se de uma avaliação que o professor faz continuamente através do cotidiano, no transcorrer a aula, quando o aluno apresenta um comportamento que foge as regras, às normas disciplinares exigidas pelo professor. Neste âmbito, o aluno não tem conhecimento do processo, não percebendo que estará sendo avaliado.

No processo de avaliação formal, é possível selecionar, excluir. No entanto, a reprovação não ocorre mais. Por outro lado, a avaliação no campo informal permanece, permitindo que professor e escola cumpram seu papel social, de submissão, resignação e passividade.

Apreciação pessoal

O processo de desenvolvimento dá-se a cada indivíduo em momento e formas diferentes. Concordo com o processo da não exclusão justamente por este fator. Cada um “nasce” para a vida dentro de seu potencial e capacidade. No entanto, a vida cobrará do indivíduo um mínimo e tratará de excluí-lo caso ele não atinja este fator. Por isso, faz-se necessário a avaliação formal.

No entanto, mais importante que o simples fator nota, está em criar um cidadão, uma pessoa proativa, que caso tenha uma dificuldade saiba “correr atrás” do necessário. Habilidade, vista como capacidade, não necessariamente se forma. Temos capacidades cognitivas diferentes, o que permitirá que algumas pessoas tenham facilidade de memorização e outras não. Mas caso este indivíduo, que não tem esta facilidade em memorizar seja organizado o suficiente para manter anotado o que deve fazer, terá menos créditos que aquele que se lembra de tudo? Acredito que não. Portanto, a formação dentro deste processo equilibrado é o fator imprescindível para o verdadeiro sucesso do ensino aprendizagem. 

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