ATIVIDADE II – AVALIAÇÃO FORMAL X
AVALIAÇÃO INFORMAL
Defina avaliação formal e avaliação informal destacando sua
importância e defenda o uso destas avaliações por meio de exemplos.
Resposta:
Avaliação Formal – trata-se de técnicas e procedimentos visíveis de avaliação
em provas, escritas ou orais, e trabalhos. Neste plano o aluno sabe que está
sendo avaliado, tem ciência (ou deveria ter) das regras, do conteúdo e dos
objetivos da avaliação.
Avaliação Informal – Trata-se de uma avaliação que o professor faz continuamente
através do cotidiano, no transcorrer a aula, quando o aluno apresenta um
comportamento que foge as regras, às normas disciplinares exigidas pelo
professor. Neste âmbito, o aluno não tem conhecimento do processo, não
percebendo que estará sendo avaliado.
No processo de avaliação formal, é possível selecionar,
excluir. No entanto, a reprovação não ocorre mais. Por outro lado, a avaliação
no campo informal permanece, permitindo que professor e escola cumpram seu papel
social, de submissão, resignação e passividade.
Apreciação pessoal –
O processo de desenvolvimento dá-se a cada indivíduo em
momento e formas diferentes. Concordo com o processo da não exclusão justamente
por este fator. Cada um “nasce” para a vida dentro de seu potencial e
capacidade. No entanto, a vida cobrará do indivíduo um mínimo e tratará de
excluí-lo caso ele não atinja este fator. Por isso, faz-se necessário a
avaliação formal.
No entanto, mais importante que o simples fator nota, está em
criar um cidadão, uma pessoa proativa, que caso tenha uma dificuldade saiba “correr
atrás” do necessário. Habilidade, vista como capacidade, não necessariamente se
forma. Temos capacidades cognitivas diferentes, o que permitirá que algumas
pessoas tenham facilidade de memorização e outras não. Mas caso este indivíduo,
que não tem esta facilidade em memorizar seja organizado o suficiente para
manter anotado o que deve fazer, terá menos créditos que aquele que se lembra
de tudo? Acredito que não. Portanto, a formação dentro deste processo
equilibrado é o fator imprescindível para o verdadeiro sucesso do ensino
aprendizagem.
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