domingo, 17 de junho de 2012

(A.E.) Aula 3 - Avaliação da aprendizagem - Uma das categorias do planejamento

Síntese: Compreender o conceito do planejamento, sua importância, necessidade além dos elementos que o ajudam os relacionar ao ensino-aprendizagem. 

Conteúdo - Instrumento para se atingir um objetivo proposto. Meios para o desenvolvimento do educando (cognitivo, afetivo e psicomotor).

PARRA (1978, p.37) - seleção de conteúdos:

  1. Significância - conceito básico imprescindível 
  2. Maturidade - adequado ao nível de desenvolvimento do aluno
  3. Interesse - relacionar com o proposito da aula, vivência e praticidade
  4. Validade - científico e humano - lógicos
TURRA (Planejamento e avaliação, p. 126) - procedimentos:

  • caminho para atingir objetivos
  • sequencia de ações planejadas
  • fatos ou fenômenos que coloquem o aluno em contato direto com as coisas
Conjunto de ações planejadas - procedimentos ou estratégias de ensino.
  • Aluno como participante da aula, 
  • Professor instigador, apresentar desafios, análise de informações e conteúdos
Recursos ou meio de ensino - visa a organização dos estudos, condução e facilitação do processo. 

Avaliação por Luckesi (1955) - apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia a tomada de decisão e diagnóstico da realidade.

Cabe ao professor:
  • avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno;
  • selecionar corretamente os instrumentos da avaliação;
  • avaliações que possibilitem ao aluno demonstrar se são capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver problemas novos;
  • registrar e interpretar dados
  • utilizar os dados adquiridos no planejamento
  • avaliação da aula em cima do que foi planejado:
    • objetivos foram adequados?
    • alunos aprenderam?
    • Porque sentem dificuldades?
    • Estratégias necessitam ser mudadas?
    • Sabe realmente ensinar os tópicos?
    • Porque os alunos estão desinteressados?
Para que o professor seja bem sucedido, ele deve: 
  • dominar não só sua matéria, mas ter metodologia de introdução, didática. 
  • o planejamento deve levar em conta a realidade concreta dos alunos. 
  • lembrar que seu principal objetivo deve ser garantir um ensino de qualidade em que todos, ao passarem pela escola, consigam elaborar seu projeto de vida individual, desenvolvidos plenamente. 
  • despertar no aluno curiosidade, autonomia, criticidade, ensiná-los a serem participantes e atuantes, não só na aula, mas na vida.

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