Síntese: Compreender o conceito do planejamento, sua importância, necessidade além dos elementos que o ajudam os relacionar ao ensino-aprendizagem.
Conteúdo - Instrumento para se atingir um objetivo proposto. Meios para o desenvolvimento do educando (cognitivo, afetivo e psicomotor).
PARRA (1978, p.37) - seleção de conteúdos:
- Significância - conceito básico imprescindível
- Maturidade - adequado ao nível de desenvolvimento do aluno
- Interesse - relacionar com o proposito da aula, vivência e praticidade
- Validade - científico e humano - lógicos
TURRA (Planejamento e avaliação, p. 126) - procedimentos:
- caminho para atingir objetivos
- sequencia de ações planejadas
- fatos ou fenômenos que coloquem o aluno em contato direto com as coisas
Conjunto de ações planejadas - procedimentos ou estratégias de ensino.
- Aluno como participante da aula,
- Professor instigador, apresentar desafios, análise de informações e conteúdos
Recursos ou meio de ensino - visa a organização dos estudos, condução e facilitação do processo.
Avaliação por Luckesi (1955) - apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia a tomada de decisão e diagnóstico da realidade.
Cabe ao professor:
- avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno;
- selecionar corretamente os instrumentos da avaliação;
- avaliações que possibilitem ao aluno demonstrar se são capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver problemas novos;
- registrar e interpretar dados
- utilizar os dados adquiridos no planejamento
- avaliação da aula em cima do que foi planejado:
- objetivos foram adequados?
- alunos aprenderam?
- Porque sentem dificuldades?
- Estratégias necessitam ser mudadas?
- Sabe realmente ensinar os tópicos?
- Porque os alunos estão desinteressados?
- dominar não só sua matéria, mas ter metodologia de introdução, didática.
- o planejamento deve levar em conta a realidade concreta dos alunos.
- lembrar que seu principal objetivo deve ser garantir um ensino de qualidade em que todos, ao passarem pela escola, consigam elaborar seu projeto de vida individual, desenvolvidos plenamente.
- despertar no aluno curiosidade, autonomia, criticidade, ensiná-los a serem participantes e atuantes, não só na aula, mas na vida.
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