“Avaliação da aprendizagem: desafios e possibilidades”
- Conceito de avaliação.
- Distinção entre examinar e avaliar.
- O papel do erro no processo avaliativo.
- Instrumentos de avaliação.
Objetivos:
- A partir dos temas abordados na aula, o aluno será capaz de familiarizar-se, compreender e buscar.
- Relacionar os temas aos conteúdos das aulas apresentadas, voltados à compreensão e análise da importância da avaliação no controle da qualidade do processo ensino e aprendizagem
Vídeo Aula
Avaliação como processo de seleção (inclusão ou exclusão)
- Pontual - isolada do processo de ensino-aprendizagem
- Classificatória - excludente. Coloca para fora os que não sabem.
- Prova acerto de conta - erro associada a fracasso.
- Avaliação mediadora, emancipatória , acolhedora - melhoria do processo
- Resultado da avaliação, é um feedback para o professor, do processo
1º Definição de objetivos - definida por um conjunto de professores.
2º Instrumentos que se adequem aos objetivos
3º Diagnóstico - análise a partir dos dados
4º Contínua
Conceito de avaliação da aprendizagem
1º Coleta de informação - diagnóstico da realidade
2º Qualificação da situação - avaliada com base nos objetivos propostos.
3º A tomada de decisão do professor - rever estratégias, reorientar o processo visando a correção de falhas cometidas
Portanto, a avaliação permite o diagnóstico e favorece o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos propostos.
Ilustração do processo de avaliação por LUCKESI, 1995, p.77
- Um médico faz exames para avaliar o que o paciente tem. Á partir daí, caso o mesmo não for corretamente tratado, correrá risco de vida. Portanto, uma classificação não terá valor caso nenhuma decisão seja tomada.
Só assim a avaliação cumprirá sua função que é:
- Definição de objetivos
- Seleção dos instrumentos adequados aos objetivos proposto
- Diagnósticos - constatação e qualificação da realidade
- Tomada de decisão
- Definir o que deve ser mantido e o que precisa ser modificado no processo pedagógico
- A avaliação não se encerra com a constatação do erro
- Trata-se de um processo que visa reconhecer o conhecimento do aluno, indicadores da apropriação do conhecimento.
- Sobretudo, avaliar significa acompanhar o processo de construção do conhecimento
Avaliar o que?
- Apropriação do conteúdo
- O desenvolvimento de competências - mobilizar recursos para solução de situações
- Respeitando características cognitivas do aluno
- Utilizando linguagem clara e precisa
- Incentivando a manifestação de valores éticos e políticos
Bibliografia
Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário