sexta-feira, 1 de junho de 2012

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - Aula 1 - Aspectos Conceituais

Síntese: avaliação da aprendizagem como instrumento de tomada de decisão, visando a melhoria do processo do ensino e aprendizagem.

“Avaliação da aprendizagem: desafios e possibilidades”
  • Conceito de avaliação.
  • Distinção entre examinar e avaliar.
  • O papel do erro no processo avaliativo.
  • Instrumentos de avaliação.

Objetivos:

  • http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-avaliacao-aluno.htm
    Imagem 1
    Possibilitar ao aluno uma visão geral dos conteúdos contemplados nas aulas.
  • A partir dos temas abordados na aula, o aluno será capaz de familiarizar-se, compreender e buscar.
  • Relacionar os temas aos conteúdos das aulas apresentadas, voltados à compreensão e análise da importância da avaliação no controle da qualidade do processo ensino e aprendizagem
Vídeo Aula

Avaliação como processo de seleção (inclusão ou exclusão) 
  • Pontual - isolada do processo de ensino-aprendizagem
  • Classificatória - excludente. Coloca para fora os que não sabem.
  • Prova acerto de conta - erro associada a fracasso.
Avaliação no processo da aprendizagem
  • Avaliação mediadora, emancipatória , acolhedora - melhoria do processo
  • Resultado da avaliação, é um feedback para o professor, do processo
Etapas da avaliação

1º Definição de objetivos - definida por um conjunto de professores.
2º Instrumentos que se adequem aos objetivos
3º Diagnóstico - análise a partir dos dados
4º Contínua


Conceito de avaliação da aprendizagem

Três momentos fundamentais no processo avaliativo:

1º Coleta de informação - diagnóstico da realidade
2º Qualificação da situação - avaliada com base nos objetivos propostos.
3º A tomada de decisão do professor - rever estratégias, reorientar o processo visando a correção de falhas cometidas


Portanto, a avaliação permite o diagnóstico e favorece o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos propostos. 


Ilustração do processo de avaliação por LUCKESI, 1995, p.77

  • Um médico faz exames para avaliar o que o paciente tem. Á partir daí, caso o mesmo não for corretamente tratado, correrá risco de vida. Portanto, uma classificação não terá valor caso nenhuma decisão seja tomada. 
As considerações desse autor, deixa claro que a avaliação não serve para constatação de erro, culpar o aluno, criticar ou puni-lo. Faz-se necessário encontrar as causas, identificar onde houveram as perdas, quais as dificuldades de aprendizagem os alunos apresentam e por fim agir, visando solucioná-los. 
Só assim a avaliação cumprirá sua função que é:
  • Definição de objetivos
  • Seleção dos instrumentos adequados aos objetivos proposto 
  • Diagnósticos - constatação e qualificação da realidade
  • Tomada de decisão
Característica da avaliação:
  • Definir o que deve ser mantido e o que precisa ser modificado no processo pedagógico
  • A avaliação não se encerra com a constatação do erro
  • Trata-se de um processo que visa reconhecer o conhecimento do aluno, indicadores da apropriação do conhecimento.
  • Sobretudo, avaliar significa acompanhar o processo de construção do conhecimento
Avaliar o que?
  • Apropriação do conteúdo
  • O desenvolvimento de competências - mobilizar recursos para solução de situações
Como avaliar?
  • Respeitando características cognitivas do aluno
  • Utilizando linguagem clara e precisa
  • Incentivando a manifestação de valores éticos e políticos
Bibliografia

Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012

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