Síntese: identificar e compreender as etapas da avaliação.
Contextualização
Avaliar pressupõe definir objetivos, princípios e implica compromisso e competência dos professores na definição e alcance deles.
A avaliação deve desenvolver-se de forma contínua, ser processual, o que significa acompanhar o processo de construção do conhecimento e de formação integral do educando, não pode ser utilizada estanque do processo de ensino aprendizagem. Faz parte de uma dinâmica, tendo como finalidade o crescimento de todos os envolvidos no processo educativo, intervir pedagogicamente para promover a aprendizagem de todos, é ajudar ao aluno para que possa se constituir como sujeito.
Por Luckesi (1995) - a sala de aula deve ser um espaço com possibilidade de criação e circulação de novas ideias, com debates, polêmica e permitir diferentes leituras do mesmo texto, permitindo existir a dúvida do pensamento divergente.
Etapas da avaliação
- Definição dos objetivos - determinação dos objetivos que se pretende alcançar. É preciso que seus critérios sejam explicitados e claros. Os objetivos devem ser relevantes, essenciais para o desenvolvimento do educando, imprescindíveis para a aprendizagem futura deles.
- Seleção dos procedimentos -
- O que avaliar? apropriação de conteúdos relevantes
- São adequados?
- São pertinentes, tendo em vista a missão institucional?
- Diagnóstico -
- Comprovar que os resultados foram alcançados
- Verificar se as metas foram atingidas
- Identificar as dificuldades de aprendizagem e suas possíveis causas
- Tomada de decisão - função de realimentação do processo ensino aprendizagem / replanejamento do trabalho do professor, visando corrigir eventuais falhas. Perguntas úteis:
- Como poderá motivar meus alunos?
- Sua linguagem está clara, adequada aos alunos?
- Suas explicações estão sendo compreendidas?
- Os instrumentos exigem informações memorizadas ou avalia o que o aluno é capaz de fazer com o conhecimento, conceitos, ou informações adquiridas?
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