quinta-feira, 21 de junho de 2012

(A.E.) Aula 7 - Instrumentos de avaliação: sua importância no processo avaliativo

Síntese: identificar e compreender as etapas da avaliação.

Contextualização

Avaliar pressupõe definir objetivos, princípios e implica compromisso e competência dos professores na definição e alcance deles.

A avaliação deve desenvolver-se de forma contínua, ser processual, o que significa acompanhar o processo de construção do conhecimento e de formação integral do educando, não pode ser utilizada estanque do processo de ensino aprendizagem. Faz parte de uma dinâmica, tendo como finalidade o crescimento de todos os envolvidos no processo educativo, intervir pedagogicamente para promover a aprendizagem de todos, é ajudar ao aluno para que possa se constituir como sujeito. 

Por Luckesi (1995) - a sala de aula deve ser um espaço com possibilidade de criação e circulação de novas ideias, com debates, polêmica e permitir diferentes leituras do mesmo texto, permitindo existir a dúvida do pensamento divergente. 

Etapas da avaliação
  • Definição dos objetivos - determinação dos objetivos que se pretende alcançar. É preciso que seus critérios sejam explicitados e claros. Os objetivos devem ser relevantes, essenciais para o desenvolvimento do educando, imprescindíveis para a aprendizagem futura deles. 
  • Seleção dos procedimentos
    • O que avaliar? apropriação de conteúdos relevantes
    • São adequados?
    • São pertinentes, tendo em vista a missão institucional?
  • Diagnóstico
    • Comprovar que os resultados foram alcançados
    • Verificar se as metas foram atingidas
    • Identificar as dificuldades de aprendizagem e suas possíveis causas
  • Tomada de decisão - função de realimentação do processo ensino aprendizagem / replanejamento do trabalho do professor, visando corrigir eventuais falhas. Perguntas úteis:
    • Como poderá motivar meus alunos?
    • Sua linguagem está clara, adequada aos alunos?
    • Suas explicações estão sendo compreendidas?
    • Os instrumentos exigem informações memorizadas ou avalia o que o aluno é capaz de fazer com o conhecimento, conceitos, ou informações adquiridas?
Conclusão: os resultados da avaliação devem ser usados para aprimorar a educação, o professor deve informar ao aluno sobre seu desempenho, fazendo-o compreender seus avanços e falhas, dando orientação necessárias para progredir e recuperar o que foi perdido. 

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