domingo, 10 de junho de 2012

FÓRUM 2 - Inclusão ou exclusão?

De que forma a partir do texto lido na aula 02 vocês encaram a avaliação: Como instrumento de inclusão ou instrumento de seleção escolar? Argumente dando exemplos práticos e tendo com base o texto anexo.

Síntese do texto em anexo - (JOSÉ EUSTÁQUIO ROMÃO, Avaliação: Exclusão ou inclusão?, Eccos revista cintetífica, Junho, ano/vol.4, número 001, pp,43-59, Centro Universitário Nove de Julho, Junho, São Paulo, Brasil)

Toda ação humana, pode ser avaliada para que se possa subsidiar o processo de tomada de decisão, conforme Luckesi (1995). Contudo, a avaliação tem sido mais usada como instrumento da meritocracia, da discriminação e na exclusão. Neste caso, ela funciona como veredito do julgamento humano. 

  • Nesta versão julgadora, ela atua como classificatória, identificando erros e acertos para premiar ou punir basicamente excluindo os últimos colocados. 
  • Na versão disgnóstica, ela se volta para o levantamento de dificuldades em determinado desempenho humano, buscando a superação, visando a inclusão. No entanto, independente de sua versão, a avaliação sempre carrega consigo uma dimensão classificatória, ou seja mesmo sendo diagnóstica, a avaliação apresentará um viés comparativo, mas neste caso será avaliado seus avanços em relação a situações anteriores e padrões desejáveis e previamente estabelecidos. 
Temos portanto, avaliação como uma concepção diagnóstica, verificação do desempenho humano e, por outro lado, exame como verificação voltada a identificação e exclusão dos ´menos capazes´. 

Resposta

Conforme os temas expostos, dependendo da aplicação que se faz da avaliação, se obterá um tipo de resultado que poderá ser tanto o diagnóstico (de inclusão) como o classificatório (de exclusão). 

No caso de uma avaliação em âmbito escolar, o ideal seria que buscássemos o tipo de avaliação diagnóstica, levantando assim dificuldades em determinado desempenho humano, buscando a superação, visando a inclusão que possibilitasse ao aluno tirar o máximo de proveito do ensino-aprendizagem superando a ideologia da pedagogia de reprovação. 

Sabemos que o tipo de avaliação mais aplicada em nossos dias são as classificatórias (de exclusão) talvez, não apenas por ser a mais prática ou fácil de ser aplicada mas, porque nossa sociedade espera que ela seja hierárquica, controladora onde estimula a submissão e a competição, típicas de nosso mercado capitalista. Por este motivo, sabemos que esta evolução no processo de avaliação deverá ser uma quebra de valores e paradigmas, anteriormente adotados, que nos permitirão tirar um maior proveito no processo ensino-aprendizagem. 

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