Síntese: Conhecer os conceitos da lei, contrastar com aspectos qualitativos e quantitativos
Art. 24 - inciso V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: A) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
Aspectos qualitativos que a lei se refere:
- aprendizagem
- desenvolvimento de raciocínio
- criticidade
- autonomia
- percepção de problemas sociais
- capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados
- ênfase a qualidade antes da quantidade
- avaliar o que ele é capaz de fazer a partir das informações e conhecimentos adquiridos
- habilidades
Considerações
- desenvolver o espírito de autocritica e motivação da superação das dificuldades
- O professor deve:
- Selecionar instrumentos compatíveis com objetivos
- privilegiar aspectos qualitativos
- avaliar respeitando características cognitivas
- respeitar diferentes tempos e jeitos de aprender
http://www.mundodastribos.com/escolas-de-aviacao-em-sp.html |
Por Luckesi (1995, p.79) Exemplo de um estudante de pilotagem de avião: Tem de praticar três grandes atos: decolar, fazer o voo e aterrizar. Vamos super que teve 10 em decolagem (primeira unidade), 6 em voo (segunda aterrizagem) e 2 em aterrizagem (terceira aterrizagem). Fazendo a média (10x6x2=18/3=6) podemos dizer que este estudante está aprovado. No entanto, ele não possui condição de pilotar, pois decola, viaja mal e cai de bico, porém pela média ele está aprovado sem possuir o conhecimento necessário.
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