Síntese: Função dos instrumentos na avaliação, cuidados na elaboração para que os resultados sejam fidedignos.
Instrumentos diversificados:
- Prova escrita dissertativa
- Prova escrita de questões objetivas
- Questões de certo ou errado
- Questões de lacuna (para completar)
- Questões de múltiplas escolha
- Importância do diagnóstico
- Utilização dos dados levantados
Moreto (2003) - a prova não deve ser considerada um acerto de contas e sim percebida como momento privilegiado de aprendizagem servindo de termômetro. Classificação das provas:
- Tradicionais - devolve ao professor o que recebeu durante a aula, de forma mecânica e memorizada.
- Construtivista e sociointeracionistas - construção do conhecimento. (Relação, parâmetro)
- Estou desenvolvendo uma avaliação formadora?
- O aluno está aprendendo?
- Porque está tendo dificuldades?
- Está "cobrando" aprendizagens prioritárias de meu plano de curso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário