Baseia-se na capacidade básica do ser humano. A personalidade, a forma de pensar, seus habitos, valores, reações, comportamentos, nadam com o indivíduo e seus destinos já vem pré determinados.
Nesta teoria, a prática escolar não tem importancia, e nem desafia o aluno, que esta restrito aquilo que o educando já conquistou. O desenvolvimento biológico é que é determinante para o aprendizado. O sucesso está no educando, e não na escola. Concepção ambientalista
Assim como a teoria behaviorista ou comportamentalista, ela privilegia a experiência como fonte do conhecimento e da formação. O ambiente, para ele, é muito mais imoportante do que a maturação biológica. São estímulos de uma situação, que levam ao aparecimento de um determinado comportamento. Se atribui a concepção ambientalista uma visao do indivíduo reativo ao meio. Estas mudanças ocorrem através de consequências positivas (resultados de uma ação, elogios), como reforçamento, ou consequências negativas (chamar a atenção) como punição, ou como quando há um comportamento inadequado, a exclusão como extinção. Outras pessoas podem se tornar modelos neste caso. A principal critica que se faz sobre esta teoria, é que o homem passa a ser um ser passivo, manipulado, nao havendo espaço para a criação de novos comportamentos.
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