Para o ensino interacionista, o organismo e o meio exercem ações recíprocas influenciando e acarretando mudanças. A criança, através de sua ação sobre o mundo, constrói seu conhecimento. Acredita-se que a interação entre organismos resulta em conhecimento.
Teoria de Jean Piaget
Desde o nascimento o desenvolvimento intelectual é obra da sociedade e do indivíduo ( PIAGET,1973, p.242)
Concluiu que se estudas profundamente como as crianças constroem noções fundamentais do conhecimento lógico, compreenderia a origem da evolução do conhecimento humano. Junto com da psicólogos, Binet e Simone, aplicou testes analisando as respostas erradas. Respondiam errado quando as respostas eram analisadas do ponto de vista adulto. Piaget concebeu que a criança possui uma lógica mental que difere qualitativamente da lógica do adulto. Passou entao a pesquisar quando e como a criança progride, quando passa a entender a lógica adulta. Abriu entao um novo campo de estudo chamado de Epistemologia Genética, que procura desvendar processos de formação do conhecimento, através da experimentação e da observação. Elucida em que condições se desenvolve a inteligência.
Equilíbrio / Equilibração.
De acordo com Piaget, todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio ou adaptação ao meio, no intuito de evitar perturbações. O processo da busca de um novo equilíbrio chama-se Equilibração majorante. O equilíbrio cognitivo busca na interação a busca de uma criação de estruturas ao invés de sua destruição.
Equilibração esta relacionado ao que é inato, as influências do ambiente físico e a transmissão social.
Quando ocorrem mudanças do meio, ocorre uma quebra do estado de repouso, causando um desequilíbrio. Entra em ação assimilação e a acomodação.
Assimilação
É a compreensão do mundo pelo sujeito através de interpretação. Levantamos as possíveis interpretações dentro do presente contexto de nossa inteligência, tentando assim adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
De acordo com Piaget quando há uma integração entre o novo e o já compreendido, pode haver uma modificação ou não. Mas de forma alguma, haverá uma destruição ao já incorporado e sim uma acomodação desta nova situação. (PIAGET, 1996:13)
O objeto não é absorvido pelo o indivíduo e sim, assimilado, compreendido.
Acomodação
A acomodação acontece quando não existe uma estrutura cognitiva que assimile um novo estímulo. Diante disso, cria-se um novo esquema que modifica o anterior. Ocorrida a acomodação, uma vez modificada a estrutura cognitiva, tal estímulo poderá ser prontamente assimilado.
De acordo com Piaget, acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influencia de fatores exteriores aos quais de aplicam. (PIAGET, 1996: 18)
O equilíbrio da assimilação e da acomodação é chamado de adaptação e é neste equilíbrio que a aprendizagem se dá.
Exemplo: uma criança que conhece apenas o cachorro como uma animal de quatro patas pode confundir um cavalo, chamando-o de cachorro, por possuir alguma semelhança. Ocorre, neste caso, um processo de similação, ou seja, similaridade entre o cavalo e o cachorro, a diferenciação do cavalo para o cachorro deverá ocorrer por um processo chamado de acomodação.
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