DIDÁTICA - Envolve teorias, métodos e técnicas. É o desenvolvimento de práticas atrelada ao ensino. Para ter sucesso, é indispensável ter profundo conhecimento do ensino, saber tudo que está envolvido, criar novos conhecimentos a medida que novas situações vão surgindo.
ENSINO / APRENDIZAGEM
- Ensino - foco no professor, na matéria e em aprovar ou reprovar
- Aprendizagem - foco no aluno, professor age como facilitador e o aluno é parte fundamental do processo educativo.
ENSINAR / PROCESSOS DA ENSINAGEM / APRENDER X APREENDER
- Ensinar - despertar o conhecimento. Envolve tanto a intenção como a meta pretendida.
- Aprender - prática passiva - receber o conhecimento
- Apreender - prática ativa e passiva - envolve apropriar-se do conhecimento.
- Ensinagem - interação entre o que se ensina e o que se aprende. Trata-se de uma mão dupla entre professor e aluno. O conhecimento modifica a pessoa a cada contato, ampliando e construindo.
POSTURA DO PROFESSOR
Conhecimento
Habilidades
Atividades
Eficácia - visão tanto do mundo como humana, ciência e educação. O professor deve levar em conta como pensar, como estudar e como enfocar para desenvolver domínios afetivos, psicomotor e cognitivos. É necessário ter conhecimento, atualização constante, criatividade, inicativa e sistematização.
Conhecimento
Habilidades
Atividades
Eficácia - visão tanto do mundo como humana, ciência e educação. O professor deve levar em conta como pensar, como estudar e como enfocar para desenvolver domínios afetivos, psicomotor e cognitivos. É necessário ter conhecimento, atualização constante, criatividade, inicativa e sistematização.
TIPOS DE AULAS
Por Mizukami:
1- Tradicional - verbalização e memorização
2- Comportamentalista - foco comportamental
3- Humanista - professor age como facilitador do conhecimento
4- Cognitivistas - desenvolvimento por soluções de problemas
5- Sócio-cultural - percepção da história
Aulas expositivas - tipo palestra
- Auxílio de quadros, folhas auxíliares
- Auxílio de tecnologia - DVD, projetor, email e fóruns
AVALIAÇÃO
Deve ser entendida como parte integrante do processo de aprendizagem, abranger diferentes domínios de aprendizagem. Deve ser integrada, razoável, multiplas e diversificadas.
Tipos: discursivas, objetivas, práticas ou orais.
PLANEJAMENTO / PLANOS DE ENSINO / PLANO DE AULA
- Planejamento - esferas institucionais. Planos a longo prazo.
- Plano de ensino - permite uma avaliação em determinado prazo, alcance de metas estabelecidas.
- Plano de disciplina - planejamento ou previsao de atividades do semestre ou ano.
- Plano de aula - prevê atividades propostas de acordo com objetivo de cada aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário