Síntese - processo de avaliação para o ensino superior, aspectos críticos, princípios que a tornam mais eficaz e mais adequada. Para isso, faz-se necessárias algumas recomendações e sugestões de trabalhos que objetivem a emancipação e promoção de aprendizagem.
Aspectos críticos da avaliação:
- É fonte de ansiedade e de stress - Normalmente são realizados em poucos dias e de forma consecutiva. Ocorrem num clima de tensão (professores terroristas / propósitos implícitos / vingança).
- Conduz a injustiça - Mesmo tipo de prova para alunos de escolas diferentes ou poucas questões que abrangem toda a matéria.
- Privilegia o controle de retenção sem levar em conta aspectos positivos da aprendizagem - Privilegia apenas a memorização. Existem matérias com objetivos afetivos e não podem ser avaliadas pelos procedimentos tradicionais.
- Têm pouco a ver com o que foi ensinado no curso - Ocorre quando o professor não tem conhecimento técnico suficiente para elaborar uma prova ou muita clareza dos objetivos pretendidos.
- Favorece imobilismo social - As notas seguirão a pessoa por toda a vida, definindo a "qualidade" de seu conhecimento. A função da universidade é fornecer conhecimento e habilidades para viver em sociedade. (ultrapassado)
- São influenciada por estereótipos dos professores - alguns professores criam "caráter afetivo" com alguns alunos.
- Consomem demasiado tempo e energia dos alunos - Correção superficial que podem gerar consequências graves.
- Enfatizam forma a conteúdo - Valorização a se exprimir
- A questão da validade das provas é crítica - avaliado a frequência, assiduidade e comportamento da classe.
- A questão da fidedignidade das provas é crítica - Um instrumento é considerado fidedigno quando avaliado por profissionais em momentos diferentes e produz os mesmos resultados.
- Desestimula a expressão dos juízos pessoais dos alunos - alunos direcionados a estudar apenas o que lhe é solicitado ou foco naquilo que "acham" que o professor gostaria que respondessem. Perde-se a autonomia.
- Recompensam aprendizagem efêmera - conhecimento com finalidade de avaliação desaparece em algum tempo.
- Contribuem para encurtar o período letivo - uma avaliação adequada não se restringem a prova final e sim várias provas durante o período.
- Favorecem a especulação com a sorte - poucas questões e normalmente utilizada várias vezes (descoberta)
- Desestimulam o trabalho em grupo - exaltam trabalho individual, egoísmo.
- Incentivam a fraude - ao invés de se preparar para a prova se prepara a cola.
- Dificultam o avanço dos estudantes - o programa a ser cumprido não encoraja o avanço do estudante em seu próprio ritmo.
- Dificultam a prática de uma pedagogia da descoberta - provas voltadas a conteúdos definidos dificulta a exploração e descoberta pessoal.
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- Pode ser feita com respaldo científico
- Aprendizagem mensurada
- Fornece dados para a melhoria do ensino-aprendizagem
- Inclui mais procedimentos além do rotineiro exame escrito
- Envolve todo processo de aprendizagem
- Professor pode avaliar bem os estudantes
- Constitui traço fundamental da nossa civilização
- Favorece a integração dos conhecimentos
- Permite que os estudantes se situem em relação a outros
- Fornece feedback ao professor
- Avaliar o professor e da instituição
- Entendida como parte integrante do processo de aprendizagem
- Contínua
- Instrumentos devem apresentar validade e precisão
- Abranger os diferentes domínios de aprendizagem
- Integrada
- Preparada com razoável antecedência
- Provas múltiplas e diversificadas
- Esclarecer dúvidas
- Informação do tipo de prova, quantidade de questões, maneira que devem ser respondidas
- Revisões estruturadas
- Encorajar alunos apresentar suas dúvidas
As provas devem ser corrigidas com cuidado e devolvida rapidamente. Incentivar a auto-avaliação ajuda, pois é um processo que requer o desenvolvimento de habilidades como a de observar a si mesmo, comparar seu relacionamento com os objetivos propostos, atitudes, honestidade pessoal para reconhecer seus sucessos e falhas.
Esta avaliação pessoal deve ser buscada também pelo professor, com o objetivo de aprimorar suas habilidades no ensino-aprendizagem.
Modalidades de provas
Provas discursivas
- Prova dissertativa - ensaio ou respostas longas limitadas apenas pelo tempo disponível. Segue alguns cuidados que deve ter:
- Deve-se utilizar com conteúdos complexos - raciocínio analítico, julgamento.
- Apresentar a tarefa com clareza
- Advertir acerca das influências de erros de português
- Corrigir provas sem identificar autor
- Não formular questões relacionadas entre si
- Preparar uma chave de apuração
- Escrever comentários na prova
- Prova de respostas curtas - questões abertas. Recomendações:
- Perguntas de conteúdos importantes
- Iniciar questões com um verbo de ação - descreva, compare, contraste, relacione, defina...
- Formular questões que demonstrem se o aluno consegue aplicar o que aprendeu a novas situações
- Não formular questões relacionadas entre si
- Proporcionar tempo suficiente para o aluno refletir - dica: professor idealiza a resposta, escreve, avalia o tempo que levou e multiplica por três
- Indicar o valor dos itens e o tempo aproximado para sua execução
- Avaliar uma questão de cada vez em todas as provas.
- Brevidade nas respostas
- Exatidão na correção
- Fornecimento de informações úteis como:
- Tornar mais efetivo o processo aprendizagem
- Julgamento imparcial
- Rapidez na correção
- Imediato feedback
- Verificação extensa da matéria
- Comparação entre turmas
- Identificação das diferenças individuais
- Avaliação do trabalho docente
- Questões de lacunas - frases incompletas
- Certo ou errado
- Múltiplas escolhas - adequado para turmas numerosas ou professor com várias turmas. Cuidados para seu desenvolvimento:
- Garantir que tenha apenas uma resposta correta
- Incluir 5 opções de respostas para diminuir a probabilidade de acerto ao acaso
- Expressar o enunciado da questão
- Incluir no enunciado o máximo de palavras para que as respostas sejam curtas
- Variar a posição da resposta correta ao longo da prova
- Não sobrecarregar o enunciado com elementos inúteis
- Não retirar frases completas dos livros
- Verificar se o enunciado comporta tantas soluções quantas as pretendidas. Não sendo possível, recorrer a outro tipo de questão
- Todas as alternativas gramaticalmente concordantes com o enunciado
- Formular primeiro a pergunta e sua resposta correta, para facilitar a construção das outras alternativas
- Elaborar opções com aproximadamente a mesma extensão, pois é evidente a tendência para que a resposta certa fique mais longa
- Evitar termos como: sempre, nunca, somente e todos, porque sugerem escolhas incorretas
- Não incluir opções que expressam a mesma coisa, já que, nesse caso, nenhuma das duas poderá estar certas.
- Questões de associações - estabelecer associação entre elementos que são apresentados em dois grupos
Provas orais - habilidades de argumentação
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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