Síntese: Exposição: Sua importância, como aprimorar habilidades de comunicação, diferenciar modalidades, planejamento adequado e melhorias para aulas expositivas.
Preleção verbal: Modalidade - exposição, palestra. É o método de ensino mais utilizado. Tipos de preleção verbal:
- Empresas - palestras
- Campanhas políticas - discurso
- Igreja - sermão
- Pode ser adaptada a qualquer público ou assunto
- Apresentado em sua forma final
- Apresentar o assunto em sua forma final
- Apresentar de forma organizada
- Comunicação de experiência e observações pessoais
- Apresentação de conteúdos que ainda não estão nos livros
- Controle do professor em relação ao conteúdo ( sequência e duração da apresentação)
- Não é ameaçadora para o estudante (passivo)
- Não favorece a recepção de feedback
- Estimula passividade
- Sucesso depende das habilidades do expositor
- Não leva em consideração as diferenças individuais
- Pouco útil no alcance de objetos cognitivos (Cognição: modo perceber e interpretar a si mesmo)
- Pouco eficaz no ensino da habilidades
Como todas as outras estratégias de ensino, a Preleção Verbal tem vantagens e desvantagens. Caso decida pela utilização, o educador deve conhecer fatores e habilidades que a torne mais proveitosa.
Como melhorar a Preleção Verbal?
- Transformar os conteúdos áridos em fontes de interesse:
- Modificar a expressão facial ao expor assuntos abstratos
- Alterar o volume da voz
- Pontua a apresentação, enfatizando suas ideias
- Demonstrar entusiasmo pelo tema
- Usar gestos e movimentos - ampliam o poder das palavras
- Tom de voz - cuidados: respiração, intensidade, dicção, velocidade, ritmo.
- Posição das pernas - pés afastados na mesma largura dos ombros. Movimentar-se de forma discreta.
- Posição dos braços e mãos - cuidar com movimentos que comprometam a imagem, como: cruzar os braços, colocar as mãos no bolso, na cintura, apoiar na mesa, esfregar olhos ou nariz, arrumar o cabelo, mexer em pulseira ou relógio, etc.
- Contato visual
- Tipos de apresentação:
- Aula-recitação - professor fala maior parte do tempo mas faz perguntas.
- Exposição-demonstração - professor usa meios para simulação quando a aula tem objetivos psicomotores.
- Exposição-provocativa - favorece postura reflexiva
- Exposição-discussão - estimula expressar seus pontos de vista.
- Planejamento - preparar de forma adequada.
- Seleção de assuntos
- Preparar as notas da aula - roteiro de exposição.
- Divisão da apresentação:
- Introdução - visão global da apresentação
- Desenvolvimento
- Estrutura Clássica - apresentação de tópico e detalhamento da síntese.
- Estrutura Dialética - apresentação (tese) seguido de argumentos (antítese) que conduz uma síntese com participação dos alunos.
- Temas Geradores (Paulo Freire) - problematização e prática (vida dos estudantes)
- Conclusão - concluir com perguntas, resumo, revisão dos pontos considerados.
- Espontaneidade - autenticidade
- Variedade - variar, planejar, mudar, variar altura, ritmo, velocidade
- Feedback - bocejos, suspiros, olhar fixo a tela, ajeitar-se na cadeira, conversas paralelas - servem para promover pequenos ajustes ao ritmo da aula
- Recursos audiovisuais - auxílio de aula expositiva.
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 2: http://www.docomp.com.br/?cat=16
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