quinta-feira, 10 de maio de 2012

(DES) Aula 6 - Aulas expositivas: Uma estratégia de comunicação

Síntese: Exposição: Sua importância, como aprimorar habilidades de comunicação, diferenciar  modalidades, planejamento adequado e melhorias para aulas expositivas. 

http://www.geomundo.com.br/sala-dos-professores-20143.htm
Preleção verbal: Modalidade - exposição, palestra. É o método de ensino mais utilizado. Tipos de preleção verbal:
  • Empresas - palestras
  • Campanhas políticas - discurso
  • Igreja - sermão
Vantagens: 
  • Pode ser adaptada a qualquer público ou assunto
  • Apresentado em sua forma final
  • Apresentar o assunto em sua forma final 
  • Apresentar de forma organizada 
  • Comunicação de experiência e observações pessoais
  • Apresentação de conteúdos que ainda não estão nos livros
  • Controle do professor em relação ao conteúdo  ( sequência e duração da apresentação)
  • Não é ameaçadora para o estudante (passivo)
Desvantagens:
  • Não favorece a recepção de feedback
  • Estimula passividade
  • Sucesso depende das habilidades do expositor
  • Não leva em consideração as diferenças individuais
  • Pouco útil no alcance de objetos cognitivos (Cognição: modo perceber e interpretar a si mesmo)
  • Pouco eficaz no ensino da habilidades

Como todas as outras estratégias de ensino, a Preleção Verbal tem vantagens e desvantagens. Caso decida pela utilização, o educador deve conhecer fatores e habilidades que a torne mais proveitosa. 



http://www.docomp.com.br/?cat=16

Como melhorar a Preleção Verbal?
  • Transformar os conteúdos áridos em fontes de interesse:
    • Modificar a expressão facial ao expor assuntos abstratos
    • Alterar o volume da voz
    • Pontua a apresentação, enfatizando suas ideias
    • Demonstrar entusiasmo pelo tema
    • Usar gestos e movimentos - ampliam o poder das palavras
    • Tom de voz - cuidados: respiração, intensidade, dicção, velocidade, ritmo.
    • Posição das pernas - pés afastados na mesma largura dos ombros. Movimentar-se de forma discreta.
    • Posição dos braços e mãos - cuidar com movimentos que comprometam a imagem, como: cruzar os braços, colocar as mãos no bolso, na cintura, apoiar na mesa, esfregar olhos ou nariz, arrumar o cabelo, mexer em pulseira ou relógio, etc.
    • Contato visual 
  • Tipos de apresentação:
    • Aula-recitação - professor fala maior parte do tempo mas faz perguntas.
    • Exposição-demonstração - professor usa meios para simulação quando a aula tem objetivos psicomotores. 
    • Exposição-provocativa - favorece postura reflexiva
    • Exposição-discussão - estimula expressar seus pontos de vista. 
  • Planejamento - preparar de forma adequada. 
    • Seleção de assuntos
    • Preparar as notas da aula - roteiro de exposição.
  • Divisão da apresentação:
    • Introdução - visão global da apresentação
    • Desenvolvimento
        • Estrutura Clássica - apresentação de tópico e detalhamento da síntese.
        • Estrutura Dialética - apresentação (tese) seguido de argumentos (antítese) que conduz uma síntese com participação dos alunos.
        • Temas Geradores (Paulo Freire) - problematização e prática (vida dos estudantes)
Uma aula expositiva não deve levar mais que 30 minutos, pois os alunos começam apresentar dificuldades de concentração. Como recapturar interesse? Através de exercícios, demonstração, recursos audiovisuais reunir alunos em pequenos grupos para debates. O uso de metáforas, ilustrações e exemplos, ajudarão os alunos reterem pontos principais.
    • Conclusão - concluir com perguntas, resumo, revisão dos pontos considerados.
Recomendações:
  • Espontaneidade - autenticidade 
  • Variedade - variar, planejar, mudar, variar altura, ritmo, velocidade
  • Feedback - bocejos, suspiros, olhar fixo a tela, ajeitar-se na cadeira, conversas paralelas - servem para promover pequenos ajustes ao ritmo da aula
  • Recursos audiovisuais - auxílio de aula expositiva.
Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012 

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