terça-feira, 8 de maio de 2012

FÓRUM 3 - Ensinagem

Como pudemos ver durante o percurso de nossas discussões em alguns momentos da história da Didática o ensinar prevaleceu sobre o aprender, já em outros momentos o aluno tornou-se o centro do processo e o professor o facilitador da aprendizagem. Agora cabe a nós definir o conceito de ensinar, de processos de ensinagem, da diferença entre aprender e apreender e de que forma esses conceitos cabem ou não na nossa escola. Utilize o texto anexo em suas observações.

Resposta:

  • Conceito de ensinar

Significa marcar com um sinal, despertar para o conhecimento. Por tratar-se de um verbo, ensinar contém duas dimensões: utilização e resultado, ou seja, a intenção de ensinar e a meta pretendida. 

  • Processos de ensinagem
Indica uma prática social entre os sujeitos, professor e aluno, englobando tanto a ação de ensinar quanto a ação de aprender em uma parceria deliberada. O papel do condutor (professor) e o papel do aluno é uma mão dupla. Para o professor, não basta saber o que ensina, deverá ser um saber como, um saber porque e um saber para que. Para o aluno, é necessário a compreensão e apreensão do conteúdo, essencial a construção de um conjunto relacional, de uma rede, de um sistema, onde o novo conhecimento apreendido pelo aluno amplia ou modifica o sistema inicial a cada contato. Se poe a refletir. Depende do sujeito e do objeto de apreensão. Cabe ao professor planejar esse processo contínuo de ações que possibilitam ao estudante ir construindo e apreendendo o pretendido de forma crescente. 
  • Diferença entre aprender e apreender
Aprender: tomar conhecimento, reter na memória mediante estudo, receber informações de...
Apreender: Segurar, pegar, assimilar mentalmente, entender, compreender e agarrar. 
Portanto, se a meta for a apropriação do conhecimento pelo aluno, é necessário superar o aprender e caminhar na direção do apreender.
  • Esses conceitos, cabem na nossa escola?
A proposta anterior, era segmentada através de ações sequenciais. A proposta atual, é construída por momentos, pelos sujeitos em ação. Estes não ocorrem de forma estanque, sequencial, mas faz parte do processo de pensamento. 
Sugere-se com isso uma relação contratual, que se efetiva nos Programas de Aprendizagem, quando professor e aluno têm responsabilidades na conquista do conhecimento, adotando processos de colaboração. Todo o processo, trabalhar conhecimentos, no qual o conteúdo, a forma de ensinar e assimilar, obter resultados estão mutuamente dependentes. 
Para se conseguir isso, a construção do conhecimento é um momento de desenvolvimento operacional da atividade do aluno, sua prática, que pode ser perceptiva, motora ou reflexiva. Isso se fará através de ações tais como: estudo de textos, vídeos, pesquisa, estudo individual, debates, grupos de trabalhos, seminários, exercícios, no qual se explicitam as relações que permitam identificar, pela análise, como o objeto de conhecimento se constitui. Daí a importância de diversas atividades propostas ao aluno visando superar sua visão inicial.
O processo de ensinagem se efetivará nesse trabalho conjunto, na parceria dos professores entre si e com os alunos, numa nova aventura do ensinar e apreender, do saborear a aula. 

Conclusão e apreciação pessoal

Ensinar é um verbo que contém duas dimensões - utilização e resultado da meta pretendida. Seu resultado pode ser um conhecimento, onde retém-se a informação recebida. Definimos isso como aprender. 


No entanto, nosso objetivo deve ser disseminar a apreensão de uma informação. Através dela, consegue-se uma assimilação mental, que supera o aprender, pois ele é responsável por uma construção mental onde o novo conhecimento apreendido pelo aluno, amplia ou modifica o sistema inicial a cada contato. 


Através do processo de ensinagem, o educador pode planejar este processo contínuo de ações que possibilitam ao estudante construir e apreender o pretendido. 


Objetivando esta construção do conhecimento e levando em conta a capacidade de cada um que pode ser perceptiva, motora ou reflexiva, algumas ações colaborativas podem fazer a diferença no processo, tais como:
*Estudo de textos
*Vídeos
*Pesquisas
*Estudo individual
*Debates
*Grupos de trabalhos
*Seminários
*Exercícios


Através disso, o processo de ensinagem se efetivará positivamente nesse trabalho, onde professores e alunos colaboram entre si. 


Bibliografia

ANASTASIOU, L.G.C Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998

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