Como pudemos ver durante o percurso de nossas discussões em alguns momentos da história da Didática o ensinar prevaleceu sobre o aprender, já em outros momentos o aluno tornou-se o centro do processo e o professor o facilitador da aprendizagem. Agora cabe a nós definir o conceito de ensinar, de processos de ensinagem, da diferença entre aprender e apreender e de que forma esses conceitos cabem ou não na nossa escola. Utilize o texto anexo em suas observações.
Resposta:
- Conceito de ensinar
Significa marcar com um sinal, despertar para o conhecimento. Por tratar-se de um verbo, ensinar contém duas dimensões: utilização e resultado, ou seja, a intenção de ensinar e a meta pretendida.
- Processos de ensinagem
- Diferença entre aprender e apreender
Apreender: Segurar, pegar, assimilar mentalmente, entender, compreender e agarrar.
Portanto, se a meta for a apropriação do conhecimento pelo aluno, é necessário superar o aprender e caminhar na direção do apreender.
- Esses conceitos, cabem na nossa escola?
Sugere-se com isso uma relação contratual, que se efetiva nos Programas de Aprendizagem, quando professor e aluno têm responsabilidades na conquista do conhecimento, adotando processos de colaboração. Todo o processo, trabalhar conhecimentos, no qual o conteúdo, a forma de ensinar e assimilar, obter resultados estão mutuamente dependentes.
Para se conseguir isso, a construção do conhecimento é um momento de desenvolvimento operacional da atividade do aluno, sua prática, que pode ser perceptiva, motora ou reflexiva. Isso se fará através de ações tais como: estudo de textos, vídeos, pesquisa, estudo individual, debates, grupos de trabalhos, seminários, exercícios, no qual se explicitam as relações que permitam identificar, pela análise, como o objeto de conhecimento se constitui. Daí a importância de diversas atividades propostas ao aluno visando superar sua visão inicial.
O processo de ensinagem se efetivará nesse trabalho conjunto, na parceria dos professores entre si e com os alunos, numa nova aventura do ensinar e apreender, do saborear a aula.
Conclusão e apreciação pessoal
No entanto, nosso objetivo deve ser disseminar a apreensão de uma informação. Através dela, consegue-se uma assimilação mental, que supera o aprender, pois ele é responsável por uma construção mental onde o novo conhecimento apreendido pelo aluno, amplia ou modifica o sistema inicial a cada contato.
Através do processo de ensinagem, o educador pode planejar este processo contínuo de ações que possibilitam ao estudante construir e apreender o pretendido.
Objetivando esta construção do conhecimento e levando em conta a capacidade de cada um que pode ser perceptiva, motora ou reflexiva, algumas ações colaborativas podem fazer a diferença no processo, tais como:
*Estudo de textos
*Vídeos
*Pesquisas
*Estudo individual
*Debates
*Grupos de trabalhos
*Seminários
*Exercícios
Através disso, o processo de ensinagem se efetivará positivamente nesse trabalho, onde professores e alunos colaboram entre si.
Bibliografia
ANASTASIOU, L.G.C Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998
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