ATIVIDADE I – ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE DISCIPLINA, UM PLANO DE ATIVIDADE OU PLANO DE AULA
PLANO DE DISCIPLINA – Previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, semestre ou ano letivo esclarecendo a duração, objetivos gerais, conteúdo programático, estratégias de ensino, recursos didáticos e procedimentos para a avaliação.
PLANO DE ATIVIDADE OU PLANO DE AULA – especificam conteúdos, tópicos, estratégias, recursos adequados, previsão de tempo, atividades e avaliação. Deverá ser flexível.
CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING
Objetivo da disciplina: Composto de Comunicação
O composto de Comunicação envolve o Mix de comunicação como promoção de vendas, promoção de eventos, marketing direto, marketing de relacionamento, vendas pessoais, merchandising, comunicação PDV, telemarketing, propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa e internet.
1. Parte informativa
1.1. Professor (a) responsável:
Claudia Jakuboski
1.2. Semestre:
1º. Semestre
2. Público alvo:
2.1. Graduação
3. Tempo estimado
3.1. Quarenta aulas
4. Material necessário
4.1. Apostilas impressas
4.2. Computador com internet
5. Modalidade
5.1. Semi-presencial
6. Parte pedagógica
6.1. Conteúdo programático:
6.1.1. Conceitos fundamentais do composto
6.1.2. Identificar pontos relevantes para o desenvolvimento de estratégias
6.1.3. Apresentação de ações estratégicas
6.1.4. Trabalhar resultados
6.2. Metodologia do ensino:
Apresentação do “Composto de Comunicação” como componente básico da comunicação da empresa com seu meio ambiente, suas vantagens e problemas ocasionados pela falta ou má utilização das ferramentas.
Incentivo a leitura do livro: Marketing Básico: uma perspectiva brasileira 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997 do autor Cobra que norteará as pesquisas apresentadas.
Solicita-se a criação do seu diário de pesquisa para a publicação através do Blog, deixando claro que o trabalho final será avaliado por meio deste recurso. Incluo um PDF explicativo do que é um diário de pesquisa, ética e informações sobre o Blog.
Apresentação da grade do curso.
7.1. Primeiro Módulo
Nesta aula apresento a Marca como uma importante ferramenta nos negócios. Apresentação de Marcas e Cases sucessos. Demonstração de uso (Marca) e percepção do consumidor. Ex. de marcas e casos avaliados:
OMO – Marca número um em vendas de sabão em pó.
Coca-cola – Marca número um em vendas em refrigerante.
Ao final peço a participação de todos através de debates, para exposição de ideias e opiniões que podem ter sido responsáveis pelo sucesso dessas marcas.
7.2. Segundo Módulo
Desenvolvimento de estratégias que se inicia através do reconhecimento e uma análise desenvolvida tanto para o negócio em si como para o mercado. Apresento a teoria do que é uma análise interna (negócio) e uma análise da concorrência. Apresentação dos 5 W – Who (quem), What(o que), How(como), Where(onde), When(quanto) feita através de slides.
Primeira atividade no Blog – questão dissertativa: Faça uma análise SWOT da empresa que trabalha. Descreva os pontos fortes e fracos/ ameaças e oportunidades. O link do Blog deverá ser enviado por email a todos da sala. (1.5 pontos).
7.3. Terceiro Módulo
Ação: Plano de marketing.
Apresentação das estratégias de marketing como solução ao reconhecimento concluído através da pesquisa feita anteriormente. Estudo e avaliação dos prós e contras do “Mix de Comunicação” - Comunicação pessoal; Propaganda; Promoção de vendas; Publicidade e Relações públicas; Material de instrução; Projetos corporativos – Identidade Visual.
Estará incluído nas aulas slides, para uma melhor visualização do conteúdo.
Segunda atividade dissertativa através do Blog: Justifique uma ação aplicada para os pontos fracos e ameaças citados no plano SWOT anteriormente. O link deverá enviado por email a todos da sala. (1.5 pontos).
7.4. Quarto Módulo
Atividade individual – Desenvolvimento de um plano de ação para uma empresa escolhida. Este deverá conter todas as ações citadas no Mix de Comunicação, que deverão estar alinhados a avaliação prévia do mercado, próprio negócio e da concorrência. O trabalho deverá ser apresentado com regras básicas da ABNT que serão explicados nesta aula.
Exposição da atividade através do Blog. Para isso, o link deverá ser enviado por email a todos da sala. (3.0 pontos).
7.5. Quinto Módulo
Feedback das aulas - presencial. Discussão das informações inseridas, dificuldades, sugestões.
8. Critérios de Avaliação
Avaliação dos conteúdos, abordagem, consistência das pesquisas, discussão, aplicação das normas da ABNT e criatividade.
9. Ficha de avaliação.
9.1. Defini objetivos para as ações propostas por meu trabalho à empresa apresentada?
9.2. Estas ações estão corretas, são suficientes e me levarão ao objetivo descrito no propósito para ação?
9.3. O trabalho apresentado transmite a imagem que desejo transmitir como um profissional de marketing? (Procurei transmitir o conhecimento que adquiri da empresa, assim como os problemas decorrentes da pouca ou ausência da metodologia proposta para melhorias?)
9.4. Utilizei corretamente as normas ABNT para citar os autores que li?
9.5. Consegui interpretar adequadamente as informações do autor do texto original que procurei apresentar como solução?
9.6. Abordei adequadamente os dados do autor do texto? Fiz referências bibliográficas de maneira correta?
9.7. Tenho compreensão clara sobre o plano adotado e apresentado?
9.8. Minha apresentação foi clara e inteligível?
10. Bibliografia
HENRIQUE, L. Marketing de Varejo – Faculdade Opet. Disponível em:
<htto://www.slideshare.net/ leandrohs4/composto-de-comunicacao> Acesso em: 22 Abril 2012.
CAIBRA, D. Composto de Comunicação – O processo de Comunicação. Blog publicado em Alagoas,domingo, 22 de agosto de 2012. <http://espacodacomunicacao.blogspot.com.br/2010/08/composto-de-comunicacao.html > Acesso em 22 de Abril de 2012
COBRA, M. H. N.Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997
CERVERA, M.C.S.F. Materiais disponibilizado nas aulas EaD Tecnologia Aplicada ao Ensino, 2012 Universidade Nove de Julho, São Paulo 2012.
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