Característica do anterior professor universitário: Bastava saber comunicar de forma clara e ter conhecimento na área de atuação pretendida. Não necessitava do auxílio do pedagogo. O preparo visava apenas pesquisadores da área. Havia portanto, um despreparo científico do processo ensino-aprendizagem.
- Processo anterior: Professor recebe a ementa, planeja suas aulas não sendo orientado sobre processos de planejamento, metodologia e avaliação.
- Criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
- No Brasil foi inserido em1934 pela USP.
Outros pedagogos da época de Comenius:
Rousseau (1712-1778) - trouxe um novo conceito de infância com ênfase na sua natureza. Para ele a ênfase está no sujeito que aprende. Transformou o método de ensinar em um processo natural, "exercido sem pressa e sem livro". Ao questionar o método único e valorizar o sujeito que aprender, lança as bases da "Escola Nova".
Hebart (1776-1841) - lançou as bases da pedagogia científica. Para ele, o mais importante é o método (de ensinar), desejo de Comenius como método único. Criou os passos formais da aprendizagem, dos quais surgiram os passos formais do ensino:
- clareza (na exposição)
- associação (dos conhecimentos novos com os anteriores)
- sistema e métodos
- preparação (da aula, da classe: motivação)
- apresentação
- associação
- sistematização
- aplicação (dos conhecimentos adquiridos)
Estudos do século XX - aspectos psicológicos relacionados ao ensino.
Imagem 2 |
- Movimento escolanovista - trata o problema da educação em oposição as formas tradicionais sendo que para algumas vertentes desse movimento, a referência científica é a psicológica das diferenças individuais. Sua pretensão consistia num movimento de renovação pedagógica de cunho técnico, pois buscava aplicar na prática educativa os conhecimentos derivados da ciência do comportamento.
- Escola Nova Era - Destaca a necessidade de partir das necessidades e interesses espontâneos naturais da criança e valorizar os princípios de atividade, liberdade e individualização. Neste processo, o aluno não é mais visto como um adulto em miniatura, onde não passa de um ser passivo a transmissão de conhecimento do professor. Passa a ser um aluno ativo, que se auto-educa num processo natural. A ideia básica, é que o aluno aprende melhor a partir de si. As diferenças individuais, jogos educativos passam a ser valorizados. Se o aluno aprende ou não, não é responsabilidade da escola, ou do professor, pois cumpriram seu papel. Se o aluno não tem condições naturais ou sociais de aprender, a responsabilidade é dele. O professor praticamente não era cobrado por não ter didática.
- Pedagogia Renovada - raízes na psicologia experimental (empirismo). A finalidade da educação está no desenvolvimento da criança. Passa-se a ser método e procedimento:
- Didática como teoria do ensino
- Pedagogia como teoria da educaçao.
- 1960 - Novo paradigma: predomínio das técnicas de ensinar e no ensino.
- É compreender o funcionamento do ensino, suas funções sociais, suas implicações estruturais, dialogar com outros campos de conhecimento, numa perspectiva multi e interdisciplinar, rever, apropriar-se e criar novos conhecimentos que surgem nas situações de ensino. (as técnicas, os métodos e as teorias)
- Conhecimento da área que leciona
- Habilidades pedagógicas para proporcionar aprendizado
- Eficácia depende de:
- Visão de mundo
- Visão do ser humano
- Visão de ciência e educação
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino/
Imagem 2: http://didahistoria.blogspot.com.br/
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino/
Imagem 2: http://didahistoria.blogspot.com.br/
Navegando por blogs encontrei esse post sobre o assunto que procurava, vou indicar ao colegio objetivo zona norte sp, ótimo conteúdo, parabéns por todo o empenho
ResponderExcluir