Síntese: Conceito de ensinagem - processo do ensino do qual decorre a aprendizagem que ocorre mediante a mediação do professor entre aluno e conteúdo. Papel do professor - produzir e dirigir as atividades para a mobilização do aluno a construção e elaboração de seu conhecimento.
Aprender: vem do latim appreheendere que literalmente significa apreender. Prender, segurar, assimilar mentalmente, entender e compreender.
Conceito de Ensinagem: trás consigo compromissos éticos, políticos e sociais. Ensinar define-se com a ação de aprender e possibilita o método dialético (caminho entre idéias) de ensinar. Trabalha o conhecimento, conteúdo, formas de ensinar e resultados.
Objetivos essenciais do processo de ensinagem: desenvolvimento de raciocínio, precisão de conceitos básicos, crescimento em atitudes de participação e crítica perante os conhecimentos.
Conhecimento construído pelo grupo na medida que os conteúdos e as experiências são compartilhados, expondo críticas, divergências de modo a enriquecer a pesquisa de todos.
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.slideshare.net/marciacs/processo-de-ensinagem-517294
Aprender: vem do latim appreheendere que literalmente significa apreender. Prender, segurar, assimilar mentalmente, entender e compreender.
Conceito de Ensinagem: trás consigo compromissos éticos, políticos e sociais. Ensinar define-se com a ação de aprender e possibilita o método dialético (caminho entre idéias) de ensinar. Trabalha o conhecimento, conteúdo, formas de ensinar e resultados.
Imagem 1 |
- Conhecimento como reconstrução
- Considerar limites e possibilidades dos sujeitos atuantes no processo, construindo a realidade, de acordo com suas opções
- Parceria deliberada, consciente e contratual entre professor e aluno na construção da profissionalidade na universidade
- Construção contínua da metodologia dialética (caminho entre as idéias), na criação, em síntese mais elaboradas, buscando a compreensão e o domínio das ferramentas oferecidas pelas diferentes áreas do conhecimento
- Formação contínuas dos sujeitos envolvidos - professor e aluno - como princípio norteador de modo a compor responsabilidade na construção continuada necessários para os desafios atuais
- Um coletivo que age de forma responsável e atuante na busca dessa formação profissional.
- Mobilização do conhecimento: possibilita ao aluno um clima favorável a interação, provocando uma tomada de consciência crítica e construtiva.
- Construção do conhecimento: se consegue através do desenvolvimento operacional, pesquisa individual.
- Elaboração da síntese do conhecimento pelo aluno: consolidação dos conceitos.
Objetivos essenciais do processo de ensinagem: desenvolvimento de raciocínio, precisão de conceitos básicos, crescimento em atitudes de participação e crítica perante os conhecimentos.
Conhecimento construído pelo grupo na medida que os conteúdos e as experiências são compartilhados, expondo críticas, divergências de modo a enriquecer a pesquisa de todos.
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.slideshare.net/marciacs/processo-de-ensinagem-517294
Nenhum comentário:
Postar um comentário