Síntese: Recursos tecnológicos para o Ensino Superior, como podem ser utilizados oportunamente com o objetivo de despertar atenção, facilitar a aquisição e aplicação do conhecimento, contribuir para a formação das atitudes, além de proporcionar uma aprendizagem mais permanente. Deve-se ter cuidado na utilização dos mesmos!
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Tecnologia Educacional: A comunicação, seja ela oral ou escrita são fundamentais para a educação, tanto na modalidade presencial quanto em EaD. No entanto, ela se torna mais eficaz quando recursos audiovisuais são utilizados para facilitar a aprendizagem. Isso inclui:
- Informática
- Televisão
- Rádio
- Vídeo
- Retroprojetor
- Quadro-de-giz
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Estatística: As pessoas se lembram:
- 10% do que lêem
- 20% do que ouvem
- 30% do que vêem
- 50% do que vêem e ouvem
- 70% do que dizem e escreve
- 90% quando explicam o que produziram
Mitos da tecnologia educativa:
- Mito da tecnologia mágica - por si só muda as coisas
- Mito da tecnologia ignorada - resistência de alguns professores
- Mito da tecnologia divernética - não garante aprendizagem pela tecnologia
- Mito da tecnologia inteligente - capaz de pensar, ensinar e resolver problemas
- Mito da tecnologia igualitária - resolver desigualdades educativas
- Mito da revolução tecnológica - mudar radicalmente os sistemas de ensino
Utilização inadequada em sala de aula:
- Vídeo-tapa-buraco - falta do professor
- Vídeo-enrolação - não têm relação com o conteúdo
- Vídeo-deslumbramento - utilizado em todas as aulas
- Vídeo-perfeição - questionado pelo professor, pelo fato de possuir defeitos de informação ou estéticos
- Vídeo - utilizado sem qualquer discussão
Para a utilização de recursos tecnológicos, é necessário conhecimento e habilidades técnicas para sua utilização.
Alguns recursos visuais para o Ensino Superior:
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Dentre os recursos, o mais utilizados e recomendados são:
- Folhas auxiliares
- Quadro
- Blocos de papéis
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Quadro: A mais universal de todas as características de aula e um dos recursos mais eficientes. Além de ser acessível, prático e versátil, contribui para estimular o interesse pela disciplina. É um local adequado para se escrever uma palavra-chave ou nomes que sejam convenientes memorizar ao longo da aula expositiva. Convém não se escrever muito pois se perderia tempo do professor e alunos. A regra é: não escrever nada que não seja importante ou detalhes e nada excessivamente longo.
Cuidados:
- Limpeza - requisito indispensável para uma boa apresentação
- Sequência de utilização - De cima para baixo, da esquerda para a direita
- Postura do professor - Não convém escrever, desenhar em silêncio, nem de costas para os alunos. o correto é escrever de lado e falando sempre.
O que deve ser colocado no quadro? Sumários, gráficos, desenhos, planejar a sequência e harmonização dos elementos.
Outros tipos de "quadro" - lousa interativa, flip-charts e retroprojetor.
Vídeo cassete/DVD - tecnologia de áudio e vídeo muito utilizado. Favorece aprendizagem quando utilizado de forma adequada.
Cuidados:
- Material direcionado ou relacionado ao ensino
- Filmes de curta duração
- A apresentação deverá ser complementada pelo professor
- Discussão pós filme
- Sistema de avaliação da reação dos estudantes, para se promover alterações necessárias.
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Muito utilizado com o auxílio de programas como PowerPoint e SmartDraw. Substitui com vantagens outros meios, no entanto, ainda é um recurso limitado em muitas instituições.
Vantagens:
- Projeção de imagens, tela de computador, filmadoras e DVD's.
- Apresentação de gráficos, textos, planilhas com a possibilidade de uso de som e animação
- Projeção de cores brilhantes e saturadas, mesmo com as luzes acessas
- Fácil locomoção, visto ser compacto e leve
- Projeção direta do que é digitado ou desenhado na tela do computador
- Comando de apresentação a distância, leitura do material projetado sem que o professor tenha que olhar para a tela.
- Podem ser feitas alterações até o último momento.
- Animações e elementos gráficos tornam mais interessante e ajudam a ilustrar a aula.
- Use PowerPoint como guia e não como folha a ser lida. Faça observações orais que ampliem o que está na tela.
- Não se limite aos recursos do PowerPoint . Utilize elementos gráficos externos como video-clip, o que torna a apresentação mais rica.
- Evite utilizar a projeção com a sala escurecida por mais que 15 minutos
- Evite que os estudantes se coloquem numa posição passiva durante o recebimento das informações, combinando a apresentação com outras atividades.
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Permite uma comunicação coletiva de informações como:
- Procedimentos a serem observados
- Elaboração de trabalhos / Temas
- Prazos para a entrega de trabalhos ou data de avaliação
- Textos para leituras complementares
- Indicar sites interessantes para pesquisas
- Informações como faltas e notas
- Estabelecer convenção para o endereçamento das mensagens
- Definir um tempo para resposta
- Definir acerca do formato dos documentos anexados
- Baixar os emails para evitar perder as mensagens
- Preparar cópia de todas as mensagens importantes.
Como nem sempre é possível definir horários de estudos, os fóruns tem sido cada vez mais útil para estimular a continuidade de debates e conceitos iniciados em aula. São muito apreciados por permitir que cada um expresse sua ideia sobre o assunto.
Cuidados
- Definir objetivo da discussão
- Instruções aos estudantes (deveres e responsabilidades)
- Regras de comportamentos (apropriados e inapropriados)
- Definição de inicio e término de debate
- Definição previa dos critérios de avaliação no desempenho dos estudantes
- Criação de uma atmosfera apropriada à discussão
- Encorajamento da participação ativa dos estudantes
- Fechamento de cada discussão com uma sumarização dos pontos discutidos
- Vínculo do fórum a outras atividades didáticas.
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 2: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 3: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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