Quando falamos de um professor universitário este a seu ver está mais focado hoje no ensino ou na aprendizagem? Justifique sua resposta com base nas cinco abordagens estabelecidas por Mizukami na Aula 02 por meio de um exemplo prático.
Resposta
Pelo que percebi de meus professores, alguns tentavam usar a metodologia de aprendizagem. Mas o que acontecia era exatamente o citado na apostila e pelos colegas aqui no fórum, uma desorientação e uma falta de competência técnica além de uma demora na reorganização das aulas. Chegávamos a nos perguntar onde o professor queria chegar, pois ele nem dava uma aula tradicional, nem entendíamos muito bem o que ele estava tentando fazer.
No geral, os professores atuavam como palestrantes, ou seja, focando o ensino em sua didática.
Segundo Mizukami , a experiência pessoal reflete um comportamento por parte do educador. Ela procurou fazer uma sistematização dos conceitos, fazendo-nos perceber as possibilidades de articulação das diversas propostas para a educação.
Experiências pessoais a parte, acredito que com a elevação na qualidade de ensino que hoje está sendo disponibilizada aos educadores, chegaremos a uma formatação adequada de processos, ideologias e formas de ensino-aprendizado.
Feedback professora:
Claudia
Esse é um erro bem comum pois os professores estão bem acostumados a se voltar para o ensino em uma aula tradicional de transmissão de conhecimentos, mas sabem que hoje esse tipo de aula não cabe mais na nossa escola, na nossa universidade então tentam desenvolver um ensino voltado para a aprendizagem e acabam por se perder por não estarem acostumados com esta forma de trabalho. Acredito que hoje nas nossas universidades o ideal seria um professor que fosse focado tanto no ensino quanto na aprendizagem o que acha?
Abrs
Jussara Pilão
Resposta Claudia:
Com certeza. Em alguns momentos o ensino deverá ser utilizado, para que fatores técnicos sejam transmitidos aos alunos. Um embasamento teórico é realmente necessário para que possamos iniciar um tema, assunto ou debate. Neste ponto, o "ensino" será utilizado.
Mas, como vimos até aqui, se o ensino for o único método apresentado, não poderemos ter certeza quanto ao resultado, se isto está sendo retido pelos alunos.
Neste respeito, entra em foco a "aprendizagem" ou "ensinagem" que deverá interagir todos os fatos teóricos apresentados pelo "ensino".
Feedback professora:
Claudia
Esse é um erro bem comum pois os professores estão bem acostumados a se voltar para o ensino em uma aula tradicional de transmissão de conhecimentos, mas sabem que hoje esse tipo de aula não cabe mais na nossa escola, na nossa universidade então tentam desenvolver um ensino voltado para a aprendizagem e acabam por se perder por não estarem acostumados com esta forma de trabalho. Acredito que hoje nas nossas universidades o ideal seria um professor que fosse focado tanto no ensino quanto na aprendizagem o que acha?
Abrs
Jussara Pilão
Resposta Claudia:
Com certeza. Em alguns momentos o ensino deverá ser utilizado, para que fatores técnicos sejam transmitidos aos alunos. Um embasamento teórico é realmente necessário para que possamos iniciar um tema, assunto ou debate. Neste ponto, o "ensino" será utilizado.
Mas, como vimos até aqui, se o ensino for o único método apresentado, não poderemos ter certeza quanto ao resultado, se isto está sendo retido pelos alunos.
Neste respeito, entra em foco a "aprendizagem" ou "ensinagem" que deverá interagir todos os fatos teóricos apresentados pelo "ensino".
Nenhum comentário:
Postar um comentário