Síntese: elaboração do plano de ensino - documentos preparados pelo professor que envolve decisões a serem tomadas durante o ano.
Planejamento Educacional: Cabe ao Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação. Definem objetivos para a educação e os meios para alcança-los. Médio e longo prazo.
Plano de Ensino: Presentes nas esferas nacionais, estaduais ou municipais. São todas as ações envolvidas no processo onde concretizam-se os documentos. São eles:
Planejamento Curricular: Cabe a Instituições do Ensino Superior (IES). Tem como objeto a organização do conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas no âmbito de cada curso, com vista a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Constitui uma tarefa contínua e multidisciplinar que orienta a ação educativa da instituição. Preocupa-se com as atividades que o estudante realiza sob a orientação da escola, objetivando os fins pretendidos.
Planejamento Educacional: Cabe ao Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação. Definem objetivos para a educação e os meios para alcança-los. Médio e longo prazo.
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Plano de Ensino: Presentes nas esferas nacionais, estaduais ou municipais. São todas as ações envolvidas no processo onde concretizam-se os documentos. São eles:
- Planejamento Institucional - Instituição do Ensino Superior (IES)
- Planejamento Curricular - Instituição do Ensino Superior (IES)
- Planos de Ensino - Professores
- Planos da Disciplina - Professores
- Planos de Unidade - Professores
- Planos de Aula - Professores
Planejamento Curricular: Cabe a Instituições do Ensino Superior (IES). Tem como objeto a organização do conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas no âmbito de cada curso, com vista a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Constitui uma tarefa contínua e multidisciplinar que orienta a ação educativa da instituição. Preocupa-se com as atividades que o estudante realiza sob a orientação da escola, objetivando os fins pretendidos.
Planejamento de ensino: O processo deve ser sistematizado para permitir uma avaliação da eficiência em determinado prazo. Isto permite alcançar metas estabelecidas. Para que se tenha sucesso, o educador deverá ter conhecimento da realidade e envolve:
- diagnóstico - avaliar o conhecimento dos alunos, a necessidade deste conhecimento
- planejamento - objetivos, conteúdos estratégias
- execução - atividades, exposição, orientação de leitura, condução de grupo de estudos.
- avaliação educacional - avaliar o progresso do aluno. Deverá ocorre durante todo o processo. Esta avaliação deverá ser:
- diagnóstica - inicio e identifica o esclarecimento sobre o assunto
- formativa - ao longo, permite ir aperfeiçoando o processo
- somativa - classifica o nível de aproveitamento e a verificação dos objetivos alcançados.
Deve apresentar flexibilidade para que com o feedback das atividades possa-se efetuar alterações para melhorar a qualidade do curso. Sugestões para o êxito do planejamento:
- Compartilhar a responsabilidade da elaboração com outros professores;
- Diagnosticar a realidade da disciplina em relação ao contexto, as necessidades e expectativas dos alunos, recursos disponíveis para seu desenvolvimento;
- Definir objetivo, determinar o conteúdo programático, estratégias e avaliação.
- Duração
- Objetivos gerais
- Conteúdo programático
- Estratégias de ensino
- Recursos didáticos
- Procedimentos de avaliação
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Plano de Aula: Cabe ao professor. Prevê o desenvolvimento a ser dado ao conteúdo da matéria e as atividades de ensino-aprendizagem propostas de acordo com os objetivos de cada aula. Os Planos de Disciplinas e os Planos de Unidade nortearão o desenvolvimento do Plano de Aula, pois os conteúdos já foram especificados neles. Assim como já comentado no Plano de Ensino, o Plano de Aula deverá ser flexível para que o professor possa rever suas atitudes em sala de aula, caso não seja possível levar a cabo seu plano. O sistema de avaliação, convém ser indicado no início do curso, assim também como o volume de trabalhos a fim de evitar a ansiedade dos alunos.
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 2: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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