Síntese: A importância do conteúdo. Sua vinculação aos objetivos, validade, significância, utilidade e flexibilidade. Deve ser adequado levando em conta diversidade de alunos. Ordenação: lógica e psicológica.
Imagem 1 |
Conteúdo: conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos, atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação pelos alunos na prática de vida. Englobam também conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas e regras. Servem de base para a aquisição de informações e para o desenvolvimento de hábitos.
Composição:
- Conhecimentos sistematizados (conceitos)
- Habilidades - hábito, modo de agir
- Atitudes - se posicionar frente a... tomada de decisão
- O conteúdo orientador do planejamento é considerado meio para a concretização dos objetivos e permitem ao professor liberdade para "montar o seu programa", selecionar e organizar conteúdos mais apropriados aos objetivos.
- O professor deve levar em conta "como estudar", "como pensar" e "como enfocar" este conteúdo para desenvolver domínio afetivo, psicomotor e cognitivo em seus alunos.
- Este conteúdo servirá de aprendizagem ao estudante e deverá envolve-lo no tratamento desta informação, quanto as suas capacidades intelectuais, necessidades e interesses.
- O conteúdo deverá evoluir de acordo com as mudanças, pois ao longo do tempo a escola assume funções sociais diferentes.
- Ao definir um conteúdo a um grupo de alunos, deve se levar em conta as características deles, as possibilidades e limites para o seu alcance, a disposição para alterá-lo (conteúdo) na medida que eles respondem ou não aos estímulos.
- Conhecimento sobre o assunto
- Do grupo de estudantes
- Ao professor, segurança, atualização constante, criatividade, iniciativa e sistematização.
- Vinculação aos objetivos - elaborar à partir de objetivos
- Validade - deverá ser mais abrangente, contribuir na vida do estudante
- Significância - relacionar com experiências (realidade)
- Utilidade - relacionado aos desafios da sociedade contemporânea
- Flexibilidade - permitir alteração, adaptação, renovação e enriquecimento.
- Adequação à diversidade dos estudantes - faixa etária, nível socioeconômico, aspirações profissionais, hábitos de estudo, conhecimento anteriores, motivação para estudar
- Adequação ao tempo - avaliar o tempo que o professor disporá para o seu conhecimento, dentro e fora de aula.
- Não somente a ordem lógica, mas a psicológica, condições pessoais dos alunos, experiência de vida para o aprendizado da disciplina.
- Motivação dos estudantes para identificar quais unidades de maior interesse, para depois intercalá-las, à medida do possível, com as demais unidades do curso.
- Priorizar ordem que favoreça os processos superiores de conceituação, reflexão, análise, solução de problemas e motivação ao aluno.
Bibliografia
SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário