quarta-feira, 9 de maio de 2012

(DES) Aula 5 - O prof. universitário na seleção e organização dos conteúdos de ensino

Síntese: A importância do conteúdo. Sua vinculação aos objetivos, validade, significância, utilidade e flexibilidade. Deve ser adequado levando em conta diversidade de alunos. Ordenação: lógica e psicológica.

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Conteúdo: conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos, atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação pelos alunos na prática de vida. Englobam também conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas e regras. Servem de base para a aquisição de informações e para o desenvolvimento de hábitos.

Composição:
  1. Conhecimentos sistematizados (conceitos)
  2. Habilidades - hábito, modo de agir
  3. Atitudes - se posicionar frente a... tomada de decisão
Papel do conteúdo no Planejamento do Ensino: 
  • O conteúdo orientador do planejamento é considerado meio para a concretização dos objetivos e permitem ao professor liberdade para "montar o seu programa", selecionar e organizar conteúdos mais apropriados aos objetivos. 
  • O professor deve levar em conta "como estudar", "como pensar" e "como enfocar" este conteúdo para desenvolver domínio afetivo, psicomotor e cognitivo em seus alunos. 
  • Este conteúdo servirá de aprendizagem ao estudante e deverá envolve-lo no tratamento desta informação, quanto as suas capacidades intelectuais, necessidades e interesses. 
  • O conteúdo deverá evoluir de acordo com as mudanças, pois ao longo do tempo a escola assume funções sociais diferentes. 
  • Ao definir um conteúdo a um grupo de alunos, deve se levar em conta as características deles, as possibilidades e limites para o seu alcance, a disposição para alterá-lo (conteúdo) na medida que eles respondem ou não aos estímulos.
Conclusão: a organização dos conteúdos dependem:
    • Conhecimento sobre o assunto
    • Do grupo de estudantes
    • Ao professor, segurança, atualização constante, criatividade, iniciativa e sistematização.
Critérios para a seleção dos conteúdos: Deve atender às necessidades sociais e individuais dos estudantes numa determinada realidade e época.
  • Vinculação aos objetivos - elaborar à partir de objetivos
  • Validade - deverá ser mais abrangente, contribuir na vida do estudante
  • Significância - relacionar com experiências (realidade)
  • Utilidade - relacionado aos desafios da sociedade contemporânea
  • Flexibilidade - permitir alteração, adaptação, renovação e enriquecimento.
  • Adequação à diversidade dos estudantes - faixa etária, nível socioeconômico, aspirações profissionais, hábitos de estudo, conhecimento anteriores, motivação para estudar
  • Adequação ao tempo - avaliar o tempo que o professor disporá para o seu conhecimento, dentro e fora de aula.
Ordenação de conteúdos: Além de simplificar a compreensão, favorece a aprendizagem num espaço de tempo mais curto. Deverá ser considerado:
  • Não somente a ordem lógica, mas a psicológica, condições pessoais dos alunos, experiência de vida para o aprendizado da disciplina. 
  • Motivação dos estudantes para identificar quais unidades de maior interesse, para depois intercalá-las, à medida do possível, com as demais unidades do curso. 
  • Priorizar ordem que favoreça os processos superiores de conceituação, reflexão, análise, solução de problemas e motivação ao aluno.
Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012 

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