- Por Paula Cristina Rodrigues
Aprendizagem baseada em projetos,segundo Moran, pressupoe 10 fases:
1 - Apresentação e discussão do projeto
Podemos dizer que este é um contrato pedagógico. Todos sabem o que será o ponto de partida e o de chegada. Incluir no contrato a Prática Social do Projeto, publicando um artigo na net por exemplo.
2 - Problematização do tema
Requer criatividade e competência do professor. Levantamento de perguntas, hipóteses coletivamente
3 - Contextualização
Conhecer o todo é essencial para que os alunos se localizem histórica e geograficamente
4 - Aulas teóricas e exploratórias
Não precisa ser chata!! É neste momento que vai acontecer a instrumentalização acerca do problema identificado na fase 2. O professor apresenta as temáticas.
5 - Pesquisa Individual
Cada aluno faz sua pesquisa e o professor deve incentivar, sugerir, propor, instigar
6 - Produção individual
Apresentar aos alunos as normas da ABNT
7 - Discussão coletiva e crítica reflexiva
Após as devolutivas do professor , faz-se a discussão coletiva.
Não há vencedores ou vencidos. Existem pessoas em busca de aprendizagem
8 - Produção Coletiva
Diante de todos os textos o professor poderá elaborar um texto coletivo
9 - Produção Final
Prática Social que deverá ser informada desde o início do projeto
10 - Avaliação Coletiva do projeto
Avaliar cada fase avaliar processos e não pessoas
Frente a tudo isso, precisamos ainda considerar a Aprendizagem Colaborativa: Aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser aunos investigadores, que têm autonomia e criticidade, participativos e colaboradores que têm liberdade de pensamento e responsabilidade por seus atos.
Assim sendo, propor uma sequencia didática requer conhecer as capacidades iniciais do público alvo, propor atividades diferenciadas a fim de possibilitar as aprendizagens necessárias e encerrar com a Produção Final."
- Por Mariane Augustas da Silva Gomez
"Para Grossi (2008) o desafio de quem educa é descobrir maneiras diferentes de ensinar a mesma coisa, já que os estudantes têm ritmos e históricos variados. Além de questionar a abordagem do conteúdo, deve despertar a curiosidade do aluno e demonstrar a utilização do mesmo em diferentes situações da vida real. A sequencia didática pode trazer essa maneira diferente de apresentar o conteúdo e de absorver esse conteúdo, respeitando a individualidade de cada individuo envolvido neste processo."
- Por Claudia Jakuboski
"Deve se estipular um objetivo, definir o conteúdo, publico alvo, tempo necessário para uma boa explanação, definir que tipo de material será necessário. O projeto começa na apresentação da situação. A proposta deverá ser apresentada para que o aluno se sinta envolvido e corresponsável pelo sucesso da aula. Na criação dos módulos, deve-se apresentar a problematização do tema, onde o professor com criatividade deverá instigar os alunos, como cidadãos críticos e ativos na sociedade. Após isso, através de aulas exploratórias, o professor apresentará a temática do assunto. Quando os alunos tiverem esta teoria, passa-se para uma pesquisa individual onde se perceberão as dificuldades. Isso provavelmente levará a um conhecimento necessário para que possa haver uma discussão coletiva, onde busca-se aprendizagem para que os projetos possam ser vivenciados e discutidos. Por último, o professor poderá dar um feedback sobre o assunto, entregando a cada aluno uma ficha para uma avaliação pessoal sobre a situação. "
- Por Rubens Eduardo Gomes
Sendo o tema o ensino-aprendizagem de uma sequência didática, basta estabelecer qual é o gênero a ser ensinado, definir os passos e estratégias de ações, o replanejamento contínuo das mesmas, quais as pessoas que precisam aprender, quais ferramentas tecnológicas a serem utilizadas, quanto tempo será gasto e o que será apresentado como produto final comprovando o aprendizado da sequência didática."
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