Analise o artigo e responda:
1 - Como as tecnologias aplicadas ao processo educacional apresentado favoreceram a aprendizagem dos alunos?
1.1. Recursos: Mediador ou facilitador - Sistema LeCS (Learning from Case Studies)
1.2. Layout do sistema: Browser (um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet), chat, editor de texto, pulldown, lista de participantes, representação gráfica da solução e uma área de intervenção do sistema. Hipermídia/hipertexto (contém imagens, sons, textos e vídeos)
1.2. Layout do sistema: Browser (um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet), chat, editor de texto, pulldown, lista de participantes, representação gráfica da solução e uma área de intervenção do sistema. Hipermídia/hipertexto (contém imagens, sons, textos e vídeos)
1.3. Modelos de Atividades: off-line e on-line
1.4. Conclusão: A tecnologia empregada favoreceu a aprendizagem primeiramente por possibilitar que alunos dispersos geograficamente pudessem cursar uma disciplina de estudo de caso a distância, matéria usualmente aplicada de forma presencial. Além disso, o sistema empregado permitiu que o grupo de alunos trabalhassem de forma individual, em grupo, síncrona, assíncrona e com recursos adicionais como exposição gráfica da solução, sons, vídeos e textos.
2 - Indique possíveis inovações a serem implementadas no caso apresentado, objetivando favorecer ainda mais o processo de aprendizagem dos alunos.
O ambiente de estudo que eles estão trabalhando contém as ferramentas necessárias. Existem textos, vídeos, imagens, chats, atividades off-line e on-line. No entanto, acredito que o papel do professor como tutor, orientador e facilitador pode sempre agregar, pois como estudamos no primeiro debate, o papel do “engenheiro pedagógico” é de ser o profissional que escolhe os melhores recursos a serem aplicados para resolver um problema educacional da melhor forma. Não acredito que os problemas ou os casos a serem solucionados, sejam tão concretos como uma matéria de exatas. Um professor que trabalha o problema em conjunto com alunos avalia todos os recursos disponíveis para a aplicação num contexto e melhores soluções para atingir o objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário