Imagem 1 |
Objetivo - diferenças entre educação, comunicação e tecnologia na educação.
Construção do conhecimento é a integração do educação e comunicação.
Paradoxo
- Comunicação - ligado a instancias privadas, onde um comercial de 30 segundos valem mais que o salário de dez mil professores.
- Educação - ligados ao setor público e sofrem com investimentos insuficientes que resistem a mudança e a incorporação de novas tecnologias.
A escola vive uma crise pois se vê diante da complexidade de conhecer e aplicar novas tecnologias que o setor privados já incorpora com facilidade.
Tecnologia e Comunicação
Uso das tecnologias para transmissão de informações que preenchem várias funções: ideológicas, informativas, de entretenimento, cognitivas, etc. Elas conseguem interferir no comportamento das instituições.
Tecnologia e Educação
A educação precisa se constituir de intermediária entre a tecnologia e a educação, assegurando a tecnologia a fim de preparar as futuras gerações para a mobilização desses recursos técnicos formando cidadãos livres, sujeitos de seu processo educativo, além da identificação dos papéis de pesquisadores que tanto professores como alunos devem assumir.
Estudar via internet é uma alternativa para quem mora longe dos grandes centros ou não consegue seguir horários tradicionais das universidades.
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
É a sala de aula on-line composto de interfaces, web-roteiros, fóruns, email, espaço de interação entre professor e alunos. São disponibilizados através da internet e possui ferramentas de comunicação simultâneas e não-simultâneas.
- Vantagens: Estudar em casa; planejar o próprio horário e interagir por meio de mensagens instantâneas, fóruns, chats e email.
- Desvantagens: Conhecer de informatica; ser disciplinado para estudar sozinho e planejar rotinas para participar das discussões.
Requisitos para ser um professor EaD
As mesmas exigências feitas para quem leciona em aulas presenciais valem para o EaD. É necessário ter mestrado na área, quem for assumir uma pós deverá ser mestre ou doutor.
Bibliografia
CEVERA, M.C.S.F, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=811
Imagem 2: http://thefive5.wordpress.com/2010/09/15/ambiente-virtual-de-aprendizagem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário