Considerando os conteúdos das aulas 3 e 4 deste módulo, proponho duas linhas de discussão neste fórum:
1) o que significa distância na educação e como as tecnologias podem auxiliar a diminuição da distância entre o aluno e sua aprendizagem?
Resposta
- A primeira distância que podemos avaliar é a física e geográfica (Dificuldade em estar num horário definido, diariamente, pelo trabalho, distância, etc)
- A segunda distância que foi considerada é a mental/psicológica (dificuldade em adaptar a uma metodologia tradicional, dificuldade de aprendizagem)
- A terceira é a distância entre a educação diferenciada disponibilizada entre o ensino público e o privado.
- Conclusão por Carolina Ribeiro P. Araujo para tecnologia em auxílio na educação:"Ao falarmos em aprendizagem a distância, devemos compreender o quão complexo, é o significado do não conviver no mesmo espaço físico, mas sim, coexistir em um ciberespaço. Hoje, apesar das inúmeras dificuldades que os profissionais da educação ainda encontram para lidar com as tecnologias, é inevitável não deixar de problematizar, aprender e utilizá-las. A distância na educação portanto é algo de grande beneficio a todos, uma vez que o acesso se torna maior e beneficia a todos em qualquer local que estejam. As tecnologias são essenciais na formação de qualquer docente, por ser um facilitador para a busca e pesquisa. Os artigos científicos, livros, jornais, revistas, filmes, programas, entre inúmeros materiais que facilitam a aprendizagem, é disponibilizados em muitos site totalmente confiáveis para todo o público. A tecnologia apenas disponibiliza com maior rapidez algo que se levaria dias para pesquisar da maneira tradicional. A tecnologia devolve ao homem a produção da humanidade."
2) como o AVA pode ser utilizado para que o professor obtenha sucesso em um processo educacional a distância?
Resposta
- Em primeiro lugar, professor precisa conhecer e dominar todos os recursos do AVA.para utilizar como uma sala de aula, com o intuito de sanar dúvidas, ter uma boa comunicação com os alunos, questionando-os apontando acertos e erros.
- Ser um 'Tutor' - atuar como um gestor, facilitador e mediador trabalhando de forma colaborativa e cooperativa com todos direcionando os alunos para poderem analisar a situação e concluir possíveis soluções.
- Para um bom processo na aprendizagem, não depende apenas do professor, mas que o aluno tenha disciplina, seja organizado e desenvolva suas atividades.
- Conclusão por Valmir Picinato sobre as vantagens da tecnologia - AVA"Com o advento da plataforma AVA o processo educacional a distância de fato passa a representar a eliminação dos fatores negativos do ensino convencional, presencial, centrado no professor para um formato marcado pela variedade e complexidade que pode refletir as condições presentes onde os instrumentos de TIC estão imersos no cotidiano. No entanto agora, com tal formato incluindo o fator humano na pessoa do mediador pedagógico, o sucesso do professor estará relacionado a fatores não tão distintos daqueles válidos e responsáveis pelo sucesso no formato tradicional, a saber: ter domínio sobre sua área, ser aberto a interdisciplinariedade, ser capaz de identificar as peculiaridades de cada indivíduo no grupo que monitora e contribuir para que os talentos se desenvolvam, ter uma formação variada que possa gerar identificação com os membros do grupo, ser versátil e humilde para declarar-se ignorante em certas áreas e disposto a aprender. Com características dessa ordem, um processo educacional tradicional pode ser bem sucedido e esse processo utilizando a plataforma AVA tem possibilidade de ser de fato maximizado, pois as ferramentas a disposição do mediador pedagógico são em escala sem precedentes."
Pergunta complementar baseada em nova pesquisa:
Análise da tese de Tori por Eliana de Jesus Bueno:
"Muito interessante a defesa de uma "Educação SEM distância", seja presencial ou não-presencial... Acho que devemos perseguir este ideal em nossas aulas sempre, sejam elas onde e como forem. É um ponto importantíssimo para a educação com as novas tecnologias. No entanto, acredito que a crítica que ele faz à educação presencial, pode se aplicar à educação não-presencial também. Daí concordo com o João de que se a dinâmica da aula não for instigante, podemos ter a mesma reação de desinteresse e dispersão por parte dos alunos. Acho que o próprio Romero Tori trata disso em algum ponto do texto quando defende o abandono do termo EAD para "...trabalharmos com o conceito de ?Educação SEM distância", ou simplesmente ?Educação?," abrindo "espaço para a integração das várias formas de aproximação disponíveis, tanto no espaço real quanto no virtual." "
A aposta no diálogo é um fato essencial para o trabalho efetivo do professor, como Professor, em prol da redução da "distância" na educação - concordando aqui com Tori.
Engenheiro pedagógico, por Prof. Marcelo Pupim:
"Portanto, entendo o papel do "engenheiro pedagógico" como sendo aquele profissional que escolhe os melhores recursos a serem aplicados para resolver um problema educacional da melhor forma. Ou seja, como Eliana levantou em Tori, o engenheiro pedagógico é aquele que, mediante a análise do contexto educacional de um curso e, conhecendo os recursos disponíveis para aplicação neste contexto, define as melhores soluções para atingir os objetivos pedagógicos de um curso."
Conclusão por Aurea Maria da Silva:
"Concluo que a distancia na educação não é apenas fisico, mas as vezes financeiro ou cultural. O despertar para esta redução teve inicio com a glolalização e aos acessos digitais , mesmo tendo muitos resistententes, podemos trocar o barulhinho das folhas de papel dos livros, apostilas, revistas e jornais etc...com o som dos click's dos teclados... ampliando a qualidade e aumentando varidade dos conteudos...o acesso do conhecimento educacional pode e é reduzida através das inumeras possibilidades virtuais seja web, net, blog etc...mas a primeira distancia a ser vencida é a fisica, do usuário para com o acesso a estas ferramentas; neste processo o professor tem um papel importantíssimo que é facilitar e estimular para que isso aconteça.
Ainda na minha curta visão, o docente tem varias vertentes como engenheiro, psicologo, educador, gestor de TI, consultor de melhores práticas, critico de material literario etc..., sendo assim, o melhor caminho para aprendizado dos alunos é necessário buscar sempre conhecer suas "dificuldades" na obtenção aprendizado e aplicar as técnicas e as ferramentas corretas, para que possam superá-las, a tecnologia pela sua variedade de opções é uma grande aliada.
O AVA pode ser utilizado como ferramenta impulsora , pois propicia ao aluno diversas práticas (Forum, tarefas, encontros, agenda...etc) e a partir delas o mesmo tem diversas possibilidades de aprendizado, seja respondendo as atividades e os cases, do compartilhamento de idéias com os demais alunos , vivenciadas ou não, na exposição opiniões e conteúdos variados. A mediação do professor estimula os participantes a compartilhar e consequentemente a aprender."
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