Objetivo: Apresentar uma nova concepção para a EaD numa perspectiva sócio-interacionista. Na sequência, discutiremos elementos que podem nortear o curso, as funções e a formação do professor-tutor.
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Conceito sócio-interacionista: é uma teoria de aprendizagem cujo foco está na interação. Segundo esta teoria, a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais e a formação de conceitos científicos dá-se a partir de conceitos quotidianos. Desta forma, o conhecimento real da pessoa é ponto de partida para o conhecimento potencial, considerando-se o contexto sócio-cultural.
A metodologia empregada por Vygotsky não abre mão da relação entre teoria e prática, elas estão em constante interação. Suas teses são importantes para a ciência cognitivista, porque vão além das simplificações behavioristas, cuja teoria central aponta para o processo de desenvolvimento humano caber exclusivamente ao ambiente e não ao indivíduo. Para Vygotsky, a participação da criança e do instrutor no processo de aprendizagem enfatiza a importância de inserção social do indivíduo, em diversas fases do crescimento, assim, a mente depende do contato estreito com uma comunidade para seu efetivo desenvolvimento.
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O homem que se apropria das experiências históricas e culturais, é alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em sociedade. É por isso que o pensamento de Vygotsky costuma ser chamado de sócio-interacionista.
- Curso EaD:
O professor-tutor deve ser capaz de desconstruir o paradigma tradicional de ensino para implantar o paradigma instaurando a figura de mediador que viabiliza a aprendizagem.
- Elementos que poderão nortear o ensino
- Adotar mecanismos construcionístas, ou seja, ênfase na produção do aluno, no aproveitamento do seu conhecimento anterior, na troca de experiências como algo que dinamize a aprendizagem.
- Interação entre as pessoas no ambiente virtual, afastando a perspectiva meramente “instrucional”.
- Intercâmbio entre teoria e prática com aplicabilidade imediata dos conhecimentos adquiridos no curso.
- Troca de experiências entre colegas que vivenciam o mesmo tipo de dificuldade, em outros lugares trazendo aos alunos propostas produzidas por outros alunos.
- Dúvidas solucionadas nos fóruns, numa interação coletiva.
- Permitir que o aluno trilhe seu caminho de construção de conhecimento com segurança.
- Oferecer oportunidade para o desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como para a construção coletiva do conhecimento.
- Ser sensível aos aspectos que o aluno apresente maior dificuldade, desenvolvendo e apresentando situações que possam transpor essas dificuldades.
- Alicerce da formação do Professor Ead em três bases:
- A base dos conteúdos que são referentes à formação teórica: o professor-tutor deve ter uma formação sólida dos conhecimentos para que possa mediar a aprendizagem do aluno.
- A base das ferramentas de interação: o professor deve ser capacitado para o uso dos sistemas da EaD com o uso específico delas: fórum, email, atividades etc.
- A base dos mecanismos de comunicabilidade: o professor deve desenvolver sua linguagem, agora digital, de forma a torná-la mais clara percebendo a melhor forma de comunicar-se com cada aluno.
- Conclusão
- Professor na educação presencial: Conduzida pelo professor, processo centrado no professor, ritmo de processo ditado pelo professor.
- Tutor na educação a distância: Acompanhada pelo tutor, processo centrado no aluno, ritmo determinado pelo aluno dentro de seus próprios parâmetros.
- Tutor - mais do que ensinar, trata-se do se fazer aprender, concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de atividades! As funções do professor-tutor passam pelas funções pedagógicas, função gerencial, função técnica e função social, sendo todas essas funções importantes para o sucesso da aula em EaD.
Bibliografia
CEVERA, M.C.S.F, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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