Objetivo - Apresentar um exame dos recursos da tecnologia educacional e das possibilidades de utilização no ensino superior.
Tecnologia é tudo aquilo que para o ser humano não é natural, aquilo que ele inventa para:
• Aumentar sua força física.
• Estender seus poderes de locomoção.
• Ampliar sua capacidade sensorial.
• Facilitar seu trabalho.
• Simplificar sua vida.
• Trazer-lhe prazer.
Tipos de tecnologia - Hardware, Software, Tecnologia Soft (fala, escrita, lógica, sistema numéricos, método de calcular, método científico), Tecnologia Hard (papel, caneta, gráfica, palm top, máquinas de calcular, computador)
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Construção colaborativa e cooperativa
Os trabalhos entre professores e alunos podem ser intensificados virtualmente. Pesquisas podem ser feitas de forma colaborativa utilizando meios onde a construção fica sob responsabilidade dos alunos, onde irão colocando textos, endereços eletrônicos, cursos, análises, pesquisas ampliando assim o conhecimento de todos. Estes diários de pesquisas também poderão ser criados individualmente em forma de Blog's, por exemplo.
Aprendizagem colaborativa apresenta:
- Ênfase: competências e habilidades
- Foco: organização das competências e habilidades a serem desenvolvidas
- Método: trabalho colaborativo com projetos transdisciplinares
- Personagem principal: aluno
- Avaliação: acompanhamento e observação
- Tecnologia principal: comunicação
- Contexto da aprendizagem colaborativa: os conceitos não tem definição precisa. Os fatos podem ser interpretados de muitas maneiras. Componentes valorativos são fundamentais. O conhecimento não é muito estruturado. Possibilidades de divergências, são muitas.
- Áreas que tem privilegiado, a ação colaborativa: Humanidades, artes, filosofia, ciências, humanas, treinamento empresarial, especialmente para executivos (envolvendo negociação, solução de conflitos, tomada de decisão, etc)
Tecnologia para educação a distância
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Modelos de aplicação e possibilidades de dinâmicas e exercícios:
Propostas de utilização das tecnologias no ensino: técnicas e possibilidades
- Vídeos
- Sensibilização - escolha um vídeo para iniciar um tema, que desperte curiosidade e motive os alunos para o tema.
- Ilustração - apresentar um vídeo do que se explica pode agregar.
- Simulação - simular experiências de química, biologia como crescimento acelerado de uma planta, por exemplo.
- Conteúdo de ensino - vídeo que aborda os assuntos a serem trabalhados em todos os níveis.
- Produção - Criar um vídeo para a aula é tão importante quanto um material impresso. Segue o briefing de desenvolvimento:
- Documentar: registros de eventos, aulas, entrevistas e depoimentos.
- Gravar o material para não depender sempre do empréstimo, por exemplo.
- Interferir - editar, modificar, por uma trilha sonora.
- Vídeo espelho ou autoconfrontação por vídeo - examinar sua comunicação, qualidades ou defeitos é importante para melhorias, assim como sua linguagem corporal, gestos com objetivo de fazer análise do grupo, dos papéis de cada um, etc.
- Integração ou suporte - Vídeos da TV, filmes longa metragem, videogame, internet são interessantes para iniciar o aluno na linguagem audiovisual.
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- Antes da exibição (professor)
- Informe somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...).
- Não interprete o filme antes da exibição, não pré-julgue (para que cada um possa fazer a sua leitura).
- Cheque o vídeo antes: conheça e veja a qualidade da cópia.
- Deixe-o no ponto antes da exibição.
- Cheque o som, o canal de exibição.
- Durante a exibição.
- Anote as cenas mais importantes.
- Observe as reações do grupo.
- Dinâmica de análise:
- Conjunto - cenas mais importantes
- Globalizante - Perguntas que orientarão a análise:
- Aspectos positivos e negativos
- Idéias principais
- O que mudaria no vídeo
- Concentrada: Definir uma cena e fazer a análise através das perguntas:
- O que mais chama atenção? (imagem/som/palavra)
- O que dizem as cenas? (significados)
- Consequências, aplicações (para nossa vida, para o grupo)
- Divisão de Tarefas
- O contador de cenas - descrição sumária que desenvolverão tarefas
- O que anota palavra-chave
- O que anota as imagens mais significativas
- O que caracteriza os personagens
- O que interpreta a música e efeitos
- O que interpreta as mudanças acontecidas na narrativa
- Conclusão
- Análise da linguagem
- Que tipo de história é narrada?
- Como é narrada?
- Que papéis sociais representam os personagens?
- Que modelo de sociedade é apresentado?
- Qual a ideologia que se pode observar na história?
- Jornal televisivo ou impresso: Confrontar os dois veículos ajudam a avaliar elementos linguísticos envolvidos no discurso
- Análise:
- Que noticias mobilizou o jornal televisivo ou impresso?
- Qual a linguagem foi utilizada no televisivo para a informação?
- Qual a linguagem foi utilizada no impresso para a informação?
- Percebe-se algum desvio de informação? (omissão, distorções?)
- Percebe-se a ideologia do jornal pela forma como ele veicula a notícia? (impresso e televisivo)
Bibliografia
CEVERA, M.C.S.F, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://sbgc.org.br/sbgceduc/?p=246
Imagem 3: http://blog.flisolsaopaulo.org/2011/03/gravacao-video-de-chamada-reuniao-confraternizacao/
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