quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aula 4 - O que é tecnologia?

Objetivo - Apresentar um exame dos recursos da tecnologia educacional e das possibilidades de utilização no ensino superior.

Tecnologia é tudo aquilo que para o ser humano não é natural, aquilo que ele inventa para:

• Aumentar sua força física.
• Estender seus poderes de locomoção.
• Ampliar sua capacidade sensorial.
• Facilitar seu trabalho.
• Simplificar sua vida.
• Trazer-lhe prazer.


Tipos de tecnologia - Hardware, Software, Tecnologia Soft (fala, escrita, lógica, sistema numéricos, método de calcular, método científico), Tecnologia Hard (papel, caneta, gráfica, palm top, máquinas de calcular, computador)
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Construção colaborativa e cooperativa

Os trabalhos entre professores e alunos podem ser intensificados virtualmente. Pesquisas podem ser feitas de forma colaborativa utilizando meios onde a construção fica sob responsabilidade dos alunos, onde irão colocando textos, endereços eletrônicos, cursos, análises, pesquisas ampliando assim o conhecimento de todos. Estes diários de pesquisas também poderão ser criados individualmente em forma de Blog's, por exemplo. 

Aprendizagem colaborativa apresenta:
  • Ênfase: competências e habilidades
  • Foco: organização das competências e habilidades a serem desenvolvidas
  • Método: trabalho colaborativo com projetos transdisciplinares
  • Personagem principal: aluno
  • Avaliação: acompanhamento e observação
  • Tecnologia principal: comunicação
  • Contexto da aprendizagem colaborativa: os conceitos não tem definição precisa. Os fatos podem ser interpretados de muitas maneiras. Componentes valorativos são fundamentais. O conhecimento não é muito estruturado. Possibilidades de divergências, são muitas. 
  • Áreas que tem privilegiado, a ação colaborativa: Humanidades, artes, filosofia, ciências, humanas, treinamento empresarial, especialmente para executivos (envolvendo negociação, solução de conflitos, tomada de decisão, etc)


Tecnologia para educação a distância

  • Tradicionais: Material impresso (livros, revistas, jornais, etc)
  • Recentes: Rádio, TV aberta, vídeo conferências, fitas e discos
  • Bem recentes: Computadores (disquetes e CD-ROMs, computadores em rede 
  • (vídeo-conferência e Web), email, fórum, blogs e chats.

Modelos de aplicação e possibilidades de dinâmicas e exercícios:

Propostas de utilização das tecnologias no ensino: técnicas e possibilidades
  • Vídeos
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    • Sensibilização - escolha um vídeo para iniciar um tema, que desperte curiosidade e motive os alunos para o tema. 
    • Ilustração - apresentar um vídeo do que se explica pode agregar.
    • Simulação - simular experiências de química, biologia como crescimento acelerado de uma planta, por exemplo.
    • Conteúdo de ensino - vídeo que aborda os assuntos a serem trabalhados em todos os níveis.
    • Produção - Criar um vídeo para a aula é tão importante quanto um material impresso. Segue o briefing de desenvolvimento:
      • Documentar: registros de eventos, aulas, entrevistas e depoimentos.  
      • Gravar o material para não depender sempre do empréstimo, por exemplo.
      • Interferir - editar, modificar, por uma trilha sonora.
    • Vídeo espelho ou autoconfrontação por vídeo - examinar sua comunicação, qualidades ou defeitos é importante para melhorias, assim como sua linguagem corporal, gestos com objetivo de fazer análise do grupo, dos papéis de cada um, etc. 
    • Integração ou suporte - Vídeos da TV, filmes longa metragem, videogame, internet são interessantes para iniciar o aluno na linguagem audiovisual.
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  • Dinâmica com exibição de filme:
      • Antes da exibição (professor)
        • Informe somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...).
        • Não interprete o filme antes da exibição, não pré-julgue (para que cada um possa fazer a sua leitura).
        • Cheque o vídeo antes: conheça e veja a qualidade da cópia.
        • Deixe-o no ponto antes da exibição.
        • Cheque o som, o canal de exibição.
        • Durante a exibição.
        • Anote as cenas mais importantes.
        • Observe as reações do grupo.
    • Dinâmica de análise:
      • Conjunto - cenas mais importantes
      • Globalizante - Perguntas que orientarão a análise:
          • Aspectos positivos e negativos
          • Idéias principais
          • O que mudaria no vídeo
      • Concentrada: Definir uma cena e fazer a análise através das perguntas:
          • O que mais chama atenção? (imagem/som/palavra)
          • O que dizem as cenas? (significados)
          • Consequências, aplicações (para nossa vida, para o grupo)
    • Divisão de Tarefas
        • O contador de cenas - descrição sumária que desenvolverão tarefas
        • O que anota palavra-chave
        • O que anota as imagens mais significativas
        • O que caracteriza os personagens
        • O que interpreta a música e efeitos
        • O que interpreta as mudanças acontecidas na narrativa
        • Conclusão
    • Análise da linguagem
        • Que tipo de história é narrada?
        • Como é narrada?
        • Que papéis sociais representam os personagens?
        • Que modelo de sociedade é apresentado?
        • Qual a ideologia que se pode observar na história?
    • Jornal televisivo ou impresso: Confrontar os dois veículos ajudam a avaliar elementos linguísticos envolvidos no discurso
      • Análise:
        • Que noticias mobilizou o jornal televisivo ou impresso?
        • Qual a linguagem foi utilizada no televisivo para a informação?
        • Qual a linguagem foi utilizada no impresso para a informação?
        • Percebe-se algum desvio de informação? (omissão, distorções?)
        • Percebe-se a ideologia do jornal pela forma como ele veicula a notícia? (impresso e televisivo)
Bibliografia

CEVERA, M.C.S.F, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012  

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