Objetivo - apresentar uma reflexão sobre as mudanças na área da Educação que as novas tecnologias propõem na sociedade contemporânea brasileira. Examinaremos como o professor pode ser um mediador pedagógico com as tecnologias e quais as propostas de avaliação no processo do ensino-aprendizagem utilizando essas tecnologias.
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- Mudanças tecnológicas na sociedade
Tecnologias podem, certamente, ampliar o conceito de aula, de tempo, de espaço, de comunicação audiovisual e estabelecer pontes para um conhecimento ampliado na interface com o presencial e o virtual. As tecnologias são importantes, mas não resolvem as questões fundamentais entre ensinar e aprender. Segundo Moran (2003), ensino e educação são conceitos diferentes:
- Ensino: organização de uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a compreenderem áreas específicas do conhecimento.
- Educação: além de ensinar, levar o aluno a integrar ensino e vida com conhecimento de ética, reflexão e ação numa visão de totalidade que o leve a contribuir com a sociedade.
Dentro das melhores universidades temos ações desiguais nos seus cursos quanto às metodologias, formas de avaliar, projetos pedagógicos, infra-estrutura. O que é fruto das ações positivas de alguns grupos, passa a ser colocado como trabalho coletivo, como se fosse o padrão de excelência de toda a universidade, para citar um dos problemas na Educação. Na Educação Pública os problemas são de outra ordem: não ter equipamentos para o desenvolvimento de projetos, para que os alunos acessem à internet e conheçam esse novo mundo informatizado.
No Brasil as mudanças na educação pelas tecnologias deverão ser mais demoradas porque os processos de aprendizagem e evolução pessoal e social são desiguais. A ênfase ainda no ensino leva à separação da teoria e da prática.
O caminho é árido e já teremos vencido a primeira batalha em busca de mudança significativa se realmente entendermos esse estágio e partirmos dele para estabelecer uma mudança sólida que irá passar efetivamente por investimentos maciços nessa área, sem que o retorno financeiro seja, num primeiro momento, tão grande como esperam os investidores.
- Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica
Entende-se por mediação pedagógica as atitudes e comportamentos do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem. Assim, a forma de o professor apresentar e tratar os conteúdos ajudará o aluno a coletar informações, relacioná-las, organizá-las, discuti-las, até chegar à produção do conhecimento. A avaliação faz parte de todo esse processo e não pode ser feita de modo tradicional.
- Avaliação integrado ao processo de aprendizado
Habilidades como monitoria, reescrever texto, colegas, fóruns.
Bibliografia
CEVERA, M.C.S.F, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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