Considerando a leitura das aulas 5, 7 e 8 deste módulo, vamos discutir a relação entre a legislação vigente no âmbito da EaD e as mudanças oriundas do avanço tecnológico na atual sociedade.
1) a legislação vigente para a EaD é adequada às necessidades dos processos educacionais contemporâneos?
Necessidades atuais:
- A evolução do mercado impulsionada pela economia globalizada exige cada vez mais dos profissionais buscarem uma formação mais qualificada e diferenciada. Por isso, a necessidade de mudanças nos paradigmas da educação nas universidades é fundamental.
- A educação tem sido pressionada pelas mudanças tecnológicas e o objetivo de ter a educação conectada a internet passou a ser explorado. Este processo ajuda a resolver um problema no ensino que é atualização constante, ofertar graduação a quem não tinha além dos cursos disponíveis a dirigentes, gestores e outros profissionais. Programas como o Seed - "Programa da Secretaria da Educação a Distância" colaboraram com a necessidade que este novo paradigma da educação exigiu.
Porque são adequadas?
- Devido às necessidades atuais exigirem isso.
- Por Juliana Aparecida Cezário: "
O ensino EAD tem se mostrado muito útil no processo de inclusão social, onde a globalização gera uma necessidade de comunicação e troca de informações."
- Vantagens: "autonomia do aluno em relação ao seu apreendizado faz com que ele tenha maior responsabilidade e aderência as atividades relacionados ao curso, quanto ao processo educacional é um processo que sofre permanentes atualizações, constantes inovações exigindo monitoramento constante para uma atualização permanente e de qualidade, sendo assim a legislação deverá também acompanhar estas mudanças para uma melhor adequação dos processos educacionais." Por Aurea Maria da Silva
- Desvantagem: o diploma de educação á distância só tem valor em nível nacional, e não é possível dar continuidade aos estudos em lugares de díficil acesso, fronteiras ou outros países. Por Juliana Aparecida Cezário: " Porém, embora seja um facilitador deste processo de expansão cultural, a oferta para estes cursos tem sido muito grande, e a qualidade de alguns deles é discutível"
Importância das leis:
Por Eliana de Jesus Bueno:
- " Amparar legalmente esta modalidade de ensino auxiliando e fortalecer seu estabelecimento e estruturação mediante a sociedade aumentando a credibilidade das propostas de educação virtual , visto que são relativamente recentes, podendo ser argumento positivo para quem ainda a rejeita como uma possibilidade séria de ensino/aprendizagem. "
- "Provavelmente passará por melhorias:
- Especialização básica daquele que ensina - tutores? professores de EAD?
- Direitos autorais
- Divulgação de materiais educativos com as devidas autorizações
- Reprodução em massa de livros (apostilas e afins)
- Temas polêmicas como o plágio - facilitado pelo copiar e colar; temas que inclusive ultrapassam o âmbito educativo, entrando em outras áreas do direito."
- Um dos conceitos da ensino a distância é também facilitar ao professor, pois este poderá trabalhar em casa, porém existe instituições que fazem o professor ficar fisicamente dentro de suas sedes alegando ser esta a melhor forma de controlar o trabalho do professor.
- Por Paula Cristina Rodrigues:
"Equipamentos muitas escolas possuem, projetores, câmeras, TVs, DVDs, rádios, gravadores digitais. Mas formação não se muda com legislação. Práticas pedagógicas não mudam de acordo com decretos. A postura dos professores ainda é centrada na figura dos professores. Ensino ainda é quase que totalidade em detrimento da Educação. Onde ficam os pilares da Aprendizagem? Como aprender a conhecer, fazer, viver e a ser com uma sequencia didática tão fechada em si mesma e tão centrada no professor? A legislação está adequada, agora basta ser cumprida! Formação já!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário