sexta-feira, 29 de junho de 2012

ATIVIDADE I - ELABORAR PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO


ATIVIDADE I – ELABORE UM PLANEJAMENTO DE FORMA SINTÉTICA DANDO DESTAQUE PARA O ITEM AVALIAÇÃO QUE DEVERÁ SER CRITERIOSAMENTE EXPLICADO E JUSTIFICADO.

CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.

Objetivo da disciplina: Composto de Comunicação

O composto de Comunicação envolve o Mix de comunicação como promoção de vendas, promoção de evento, marketing direto, marketing de relacionamento, vendas pessoais, merchandising, comunicação PDV, telemarketing, propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa e internet.

1. Parte informativa

1.1. Professor (a) responsável:

Claudia Jakuboski

1.2. Semestre:

1º. Semestre

2. Público alvo:

Graduação

3. Tempo estimado

Quarenta aulas

4. Material necessário

·         Apostilas impressas

·         Computador com internet

5. Modalidade

Semi-presencial

6. Parte pedagógica

6.1. Conteúdo programático:

6.1.1. Conceitos fundamentais do composto

6.1.2. Identificar pontos relevantes para o desenvolvimento de estratégias

6.1.3. Apresentação de ações estratégicas

6.1.4. Trabalhar resultados

6.2. Metodologia do ensino:

Apresentação do “Composto de Comunicação” como componente básico da comunicação da empresa com seu meio ambiente, suas vantagens e problemas ocasionados pela falta ou má utilização das ferramentas.

Incentivo a leitura do livro: Marketing Básico: uma perspectiva brasileira 4.ed. São Paulo:
Atlas, 1997 do autor Cobra que norteará as pesquisas apresentadas.

Solicita-se a criação do seu diário de pesquisa para a publicação através do Blog, deixando claro que o trabalho final será avaliado por meio deste recurso. Incluo um PDF explicativo do que é um diário de pesquisa, ética e informações sobre o Blog.

Apresentação da grade do curso.

7. Plano de curso

7.1. Primeiro Módulo

Nesta aula apresento a Marca como uma importante ferramenta nos negócios. Apresentação de Marcas e Cases sucessos. Demonstração de uso (Marca) e percepção do consumidor. Ex. de marcas e casos avaliados:

OMO – Marca número um em vendas de sabão em pó.

Coca-cola – Marca número um em vendas em refrigerante.

Estará incluído nas aulas slides, para uma melhor visualização do conteúdo.

7.1.1 Avaliação do primeiro módulo

Avaliação Diagnóstica e Formativa – Com o objetivo de acompanhar a construção do conhecimento, controlar (avaliar se os objetivos foram alcançados) e avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno. Ao final de cada aula peço a participação de todos através de debates no fórum, para exposição de ideias e opiniões que podem ter sido responsáveis pelo sucesso dessas marcas. Neste tipo de avaliação, será possível demonstrar se já são capazes de usar o conhecimento adquirido para interpretar os dados.

7.2. Segundo Módulo

Desenvolvimento de estratégias que se inicia através do reconhecimento e uma análise desenvolvida tanto para o negócio em si como para o mercado. Apresento a teoria do que é uma análise interna (negócio) e uma análise da concorrência. Apresentação dos 5 W – Who (quem), What(o que), How(como), Where(onde), When(quanto) feita através de slides.

7.2.1 Avaliação do segundo módulo

Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início das aulas. Através de questão dissertativa:
·         Faça uma análise SWOT da empresa que trabalha. Descreva os pontos fortes e fracos/ ameaças e oportunidades. O link do Blog deverá ser enviado por email a todos da sala. (1.5 pontos).
Será possível demonstrar se já são capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback qualitativo de cada atividade aos alunos.

7.3. Terceiro Módulo

Ação: Plano de marketing.
Apresentação das estratégias de marketing como solução ao reconhecimento concluído através da pesquisa feita anteriormente. Estudo e avaliação dos prós e contras do “Mix de Comunicação” - Comunicação pessoal; Propaganda; Promoção de vendas; Publicidade e Relações públicas; Material de instrução; Projetos corporativos – Identidade Visual.

Estará incluído nas aulas slides, para uma melhor visualização do conteúdo.

7.3.1 Avaliação do terceiro módulo

Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início das aulas. Através de questão dissertativa:
·         Justifique uma ação aplicada para os pontos fracos e ameaças citados no plano SWOT anteriormente. O link deverá enviado por email a todos da sala. (1.5 pontos).
Será possível demonstrar se já são capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback qualitativo de cada atividade aos alunos.

7.4. Quarto Módulo

Este módulo será utilizado para o desenvolvimento de um plano de ação para uma empresa escolhida. Faremos o levantamento dos pontos altos vistos anteriormente para o início dos trabalhos.

7.4.1 Avaliação do quarto módulo

Avaliação Diagnóstica e Somativa – Com o objetivo de acompanhar a construção do conhecimento, classificar (classificar resultado de aprendizado alcançado nas unidades anteriores e níveis de aproveitamento estabelecidos) e avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno, peço uma atividade que será apresentada através do Blog que cada um foi incentivado a construir no início das aulas. Através de questão dissertativa:
·         Este deverá conter todas as ações citadas no Mix de Comunicação, que deverão estar alinhados a avaliação prévia do mercado, próprio negócio e da concorrência. O trabalho deverá ser apresentado com regras básicas da ABNT que serão explicados nesta aula. Atividade individual Exposição da atividade através do Blog. Para isso, o link deverá ser enviado por email a todos da sala. (3.0 pontos).
Será possível demonstrar se já são capazes de usar o conhecimento adquirido para resolver novos problemas.
Será transmitido um feedback qualitativo de cada atividade aos alunos.

7.5. Quinto Módulo

Feedback das aulas - presencial. Discussão das informações inseridas, dificuldades e sugestões.


8. Critério de Avaliação Final

Avaliação dos conteúdos, abordagem, consistência das pesquisas, discussão e criatividade.
Serão utilizadas todas as modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) para que seja avaliado se a metodologia foi aplicada com sucesso. Caso não, os dados serão estatísticos para mudanças futuras.
Será aplicada em dez questões e com diversificados tipos de instrumentos (duas dissertativas, duas questões objetivas, duas certas ou erradas, duas lacuna, e duas múltiplas escolhas).

9. Ficha de avaliação.

Para avaliação pessoal dos alunos.
9.1. Defini objetivos para as ações propostas por meu trabalho à empresa apresentada?
9.2. Estas ações estão corretas, são suficientes e me levarão ao objetivo descrito no propósito para ação?
9.3. O trabalho apresentado transmite a imagem que desejo transmitir como um profissional de marketing? (Procurei transmitir o conhecimento que adquiri da empresa, assim como os problemas decorrentes da pouca ou ausência da metodologia proposta para melhorias?)
9.4. Utilizei corretamente as normas ABNT para citar os autores que li?
9.5. Consegui interpretar adequadamente as informações do autor do texto original que
procurei apresentar como solução?
9.6. Abordei adequadamente os dados do autor do texto? Fiz referências bibliográficas de
maneira correta?
9.7. Tenho compreensão clara sobre o plano adotado e apresentado?
9.8. Minha apresentação foi clara e inteligível?

10. Bibliografia

HENRIQUE, L. Marketing de Varejo – Faculdade Opet. Disponível em:
<htto://www.slideshare.net/ leandrohs4/composto-de-comunicacao> Acesso em: 22 Abril 2012.

CAIBRA, D. Composto de Comunicação – O processo de Comunicação. Blog publicado em Alagoas,domingo, 22 de agosto de 2012. <http://espacodacomunicacao.blogspot.com.br/2010/08/composto-de-comunicacao.html >
Acesso em 22 de Abril de 2012

COBRA, M. H. N.Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997

CERVERA, M.C.S.F. Materiais disponibilizado nas aulas EaD Tecnologia Aplicada ao Ensino, 2012 Universidade Nove de Julho, São Paulo 2012.


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