terça-feira, 26 de junho de 2012

(A.E.) Aula 9 - Avaliação: o formal e o informal

Síntese: Compreender a distinção entre avaliação formal e informal. 


Por Freitas (1995, 2001 e 2003) três componentes:

  • Instrucional - avaliação do domínio de habilidades e conteúdos (provas e trabalhos)
  • Comportamento - obediência as regras
  • Valores e atitudes - cotidiano - reações dos alunos
Ocorre em dois planos:

  • Formal - técnicas e procedimentos (provas e trabalhos)
  • Informal - juízo de valores que informam os resultados das avaliações
Pinto (1994, p.23) - 
Material de aula Uninove
Considerações e questionamentos: Com o sistema da não reprovação, visto que ela não se dará na escola, o aluno sentirá os efeitos disso na vida. Por outro lado, a avaliação no campo informal permanece. 

Encaminhamentos - na progressão continuada, o pretendido é a mudança da função social da escola. O objetivo passa a deixar de formar doutores para formar cidadãos. Para isso, faz-se necessário uma mudança de cultura escolar excludente e seletiva, para uma de inclusão, da aprendizagem e do sucesso escolar. O compromisso é com a aprendizagem. É imprescindível uma avaliação de inclusão, processual, diagnóstica, voltada para diagnosticar as falhas e as dificuldades. Corrigir os erros exige muito do professor, independente de sua área, necessita ter competência para selecionar conteúdos relevantes e ser capaz de diagnosticar o que o aluno ainda não sabe. 

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