quarta-feira, 20 de junho de 2012

(A.E.) Aula 6 - Instrumentos de avaliação

Síntese: Função dos instrumentos na avaliação, cuidados na elaboração para que os resultados sejam fidedignos. 

Instrumentos diversificados:
  • Prova escrita dissertativa
  • Prova escrita de questões objetivas
  • Questões de certo ou errado
  • Questões de lacuna (para completar)
  • Questões de múltiplas escolha
Características da prova:
  • Importância do diagnóstico
  • Utilização dos dados levantados
Quando o professor, no processo educativo, aplica uma prova e percebe que o aluno não reteve aquilo que era relevante e apenas o classifica, o resultado é que o aluno não evolui, não avança e não progride satisfatoriamente. 

Moreto (2003) - a prova não deve ser considerada um acerto de contas e sim percebida como momento privilegiado de aprendizagem servindo de termômetro. Classificação das provas:
  • Tradicionais - devolve ao professor o que recebeu durante a aula, de forma mecânica e memorizada. 
  • Construtivista e sociointeracionistas - construção do conhecimento. (Relação, parâmetro) 
Roteiro para a autoavaliação - objetiva favorecer a reflexão, por parte do professor. 
  • Estou desenvolvendo uma avaliação formadora?
    • O aluno está aprendendo?
    • Porque está tendo dificuldades?
    • Está "cobrando" aprendizagens prioritárias de meu plano de curso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário