sexta-feira, 22 de junho de 2012

(A.E.) Aula 8 - Avaliação e a lei

Síntese: Conhecer os conceitos da lei, contrastar com aspectos qualitativos e quantitativos

Art. 24 - inciso V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: A) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; 

Aspectos qualitativos que a lei se refere:

  • aprendizagem
  • desenvolvimento de raciocínio
  • criticidade
  • autonomia
  • percepção de problemas sociais
  • capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados
  • ênfase a qualidade antes da quantidade
  • avaliar o que ele é capaz de fazer a partir das informações e conhecimentos adquiridos
  • habilidades

Considerações

  • desenvolver o espírito de autocritica e motivação da superação das dificuldades
  • O professor deve:
    • Selecionar instrumentos compatíveis com objetivos
    • privilegiar aspectos qualitativos
    • avaliar respeitando características cognitivas
    • respeitar diferentes tempos e jeitos de aprender

http://www.mundodastribos.com/escolas-de-aviacao-em-sp.html

Por Luckesi (1995, p.79) Exemplo de um estudante de pilotagem de avião: Tem de praticar três grandes atos: decolar, fazer o voo e aterrizar. Vamos super que teve 10 em decolagem (primeira unidade), 6 em voo (segunda aterrizagem) e 2 em aterrizagem (terceira aterrizagem). Fazendo a média (10x6x2=18/3=6) podemos dizer que este estudante está aprovado. No entanto, ele não possui condição de pilotar, pois decola, viaja mal e cai de bico, porém pela média ele está aprovado sem possuir o conhecimento necessário. 

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