domingo, 10 de junho de 2012

(A.E.) Aula 2 - Avaliação de aprendizagem: Instrumento de inclusão ou de seleção escolar?

Síntese: avaliação como instrumento de inclusão, de aprendizagem ou legitimação da exclusão, da seleção e do fracasso.

http://ededfisica.blogspot.com.br/2009/11/avaliacao-em-educacao-fisica-na-escola.html
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A avaliação tem sido usada visando preparar o cidadão para a competição presente na sociedade, visto que incentiva o individualismo, a falta de solidariedade e o consumismo. 

De acordo com FREITAS (2003, p.43), os processos passam a ser instrumentos que a instituição assume para hierarquizar, controlar e formas valores impostos pela sociedade como submissão, competição e outros.

A avaliação em si mesma, é uma categoria do campo educativo, que também pode atuar como um instrumento de inclusão e aprendizagem e para isso deve ser contínuo, cumulativo e diagnóstico. A fim de que isso ocorra, é necessário que o professor, em suas práticas pedagógicas, respeitem fatores como a heterogeneidades, ritmos de aprendizagem e as dificuldades individuais. 

De acordo com SOUZA (1994, p.59), durante um debate sobre este tema, um professor questionou o seguinte: Já que a avaliação deveria ser um processo, superando a pedagogia da reprovação, possibilitando ao aluno o processo da aprendizagem, por que o sistema ainda não mudou? Segue sua resposta - Esta mudança, trata-se de mudança de valores, de ruptura de cultura da sociedade a muito instalada nas escolas, que esteja acima de tudo comprometida com um projeto educacional e social. 

Portanto, devemos pensar em avaliação não como punição, castigo ou classificação, mas como parte do processo de ensino-aprendizagem, do crescimento, da compreensão dos conteúdos, onde a nota passa ser apenas um diagnóstico e acima de tudo que o planejamento priorizem conteúdos relevantes a realidade dos alunos.  

Bibliografia

Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012

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