quinta-feira, 26 de abril de 2012

FÓRUM 1 - FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA ERA DA TECNOLOGIA

Aulas 1 e 2 

Tema: "A importância da formação do professor para a atuação docente no atual contexto educacional."


     1. Discuta o perfil do educador inserido no atual contexto educacional, considerando os recursos tecnológicos disponíveis para aplicação nos processos de ensino e aprendizagem; 
1 - "Atualmente um educador deve preparar-se cada dia mais para entrar em sala de aula. A maioria dos alunos estão cada dia mais antenados devido a interação que adquiriram com a tecnologia.Para preparar alunos melhores e mais competitivos o educador deve se especializar, autoavaliar, procurar ter conhecimentos não somente sobre sua disciplina, mas procurar uma melhor visão sobre outras disciplinas para que também possa integrá-las com a sua, dentro da aula exemplificar de acordo com a realidade dos alunos. Outra característica importante para o educador é saber manter o controle do grupo. Percebemos que para preparar, deve-se estar preparado.  - Isabel Cristina Fogliene


      2. O que o professor pode fazer para favorecer o processo de aculturamento digital das       escolas e seus alunos?

2 - "Primeiro, o GESTOR deve entender que o laboratório de informática, assim como os demais equipamentos tecnológicos da escola devem estar disponíveis para os professores e alunos. Precisamos começar incentivando os EDUCADORES a utilizarem os meios tecnológicos disponíveis em sua rotina escolar, inclusive utilizando-os nas aulas.Com isto, os ALUNOS serão estimulados à pesquisa e terão multiplicados os seus conhecimentos.Conscientizar os alunos de que os equipamentos da escola são seus e por isso devem utilizá-los com zelo."  - Isabel Cristina Fogliene
2) "O professor pode criar site,blogger e grupos de email para discutir assuntos abordados em sala de aula, deixando o aluno usar essas ferramentas para aprendizagem." - Leandro Romual da Silva

Respostas interessantes:
Prof. Marcelo Pupim
Em uma breve reflexão minha sobre esse conjunto de dados que vocês postaram, consegui identificar as seguintes categorias de características:
1) estruturais - aquelas relacionadas à estrutura necessária para o desenvolvimento do processo na nova era;
2) culturais - aquelas relacionadas aos valores, crenças e raízes, que dificultam o processo de adaptação e mudança;

3) formação - aquelas relacionadas às deficiências de formação do professor para atuação na nova era;

4) gestão escolar - aquelas relacionadas aos aspectos que envolvem a adequação dos projetos pedagógicos e, também, à motivação dos professores (gestão dos recursos humanos);

5) políticas públicas - aquelas que envolvem o âmbito governamental em todas as esferas - adequação e atualização da legislação, incentivos etc. 


CONCLUSÃO


Concluo diante de todas as informações até aqui avaliadas que o mercado globalizado cobra seu preço também na educação. Mudanças no perfil das carreiras profissionais, exigem competências intelectuais com constantes atualizações. Por isso, conceitos como educação continuada e aprendizagem por toda a vida não é mais opção e sim sobrevivência para o indivíduo, grupos, organizações e países. Uma fórmula para se equacionar as diferenças e o número restrito de vagas nas redes de ensino é através da inclusão digital na educação e de EaD. Devido a isso, o perfil do educador deverá estar preparado para aprender a fim de ensinar. O primeiro passo para conquistar este novo formato de educação é adquirir a teoria (especialização) não só de sua disciplina. O segundo passo é mobilizar estas teorias para compreender e aplicá-las transformando-as assim em solução de problemas, criando uma ponte entre competência (conhecimento) e a habilidade (saber fazer). E conforme aprendemos, um meio de se fazer isso é através da tecnologia que faz parte do dia-a-dia de todos.


Comentário adicional - Por Eliana de Jesus Bueno
"Para melhorar o quadro atual, nós educadores/professores precisamos de planejamento, atitude e interesse para que as coisas mudem. 

O planejamento é necessário para que encaremos os problemas como problemas mesmo, que necessitam de uma solução. Avaliar todos os aspectos e programar ações para alcançar determinados objetivos a partir da realidade dada, seja numa escola pública ou numa escola privada, seja um curso superior público ou privado. Com um planejamento adequado para a realidade do lugar onde se pretende trabalhar, e com atitudes positivas antes às possibilidades, fica mais fácil atingir os objetivos. E, necessariamente, tem que ser um planejamento que funcione. Não adianta tecer mil planos embasados perfeitamente na teoria, se eles não se aplicarem àquela realidade. 

Precisamos também de atitude para tentar ultrapassar as nossas resistências e os nossos próprios preconceitos. Muitas vezes passamos a julgar o colega de trabalho por não utilizar determinadas ferramentas, sem pensar em seu percurso formativo, em como chegou até ali, em que estágio se encontra neste "aculturamento" digital. Muitas vezes não percebemos que inclusive os nossos conhecimentos são muito escassos diante de tanta tecnologia ( web 2.0, podcast, moodle, ava, lousas digitais, tecnologias dos celulares, tratamentos específicos de imagem, movie maker, etc) Quantos desses recursos utilizamos no cotidiano com as turmas? 
Além disso, não se trata de renunciar aos livros e apostilas, às leituras silênciosas e aos exercícios em folha. O Prof. Moran, em um determinado texto, nos disse que devemos utilizar as tecnologias como um complemento, em ?sinergia? com as outras ferramentas que já possuímos para incrementar nossos possibilidades de atuação.

O interesse, por fim, é o principal. Se mantivermos nosso interesse naquilo que fazemos, tendo curiosidade e empenho em nosso cotidiano, nos relacionando positivamente, mesmo com uma realidade dura, talvez possamos alcançar senão todos, pelos menos alguns pequenos avanços. A longo prazo estas nossas atitudes e nosso envolvimento vão somando experiências para que uma mudança efetiva nos paradigmas atuais posso ser iniciada. Nossos planejamentos, atitudes, empenho e interesses têm sempre que prever que temos objetivos a curto prazo, mas que as mudanças efetivas, relacionadas a estas estruturas atuais da educação, virão apenas a médio e longo prazo, caso estejamos dispostos a iniciar nosso trabalho com um planejamento verdadeiro. 

Pois, portanto, façamos, nós, a nossa parte rumo a um futuro mais digno na educação" - 

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