quinta-feira, 26 de abril de 2012

ATIVIDADE 2 - FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Considerando as ferramentas tecnológicas apresentadas no documento publicado em http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf, escolha duas delas e proponha, para cada uma, possíveis aplicações em um contexto educacional.

http://www.plennasim.com.br/site/saiba-como-o-blog-da-sua-empresa-pode-ajudar-nos-negocios/
Imagem 1

Blog - De acordo com as pesquisas apresentadas neste material, uma ferramenta muito útil é o Blog que pode ser utilizado como complemento de várias maneiras na educação. Muito fácil de utilizar e definido como um diário na web permite ao professor que mantenha suas aulas organizadas, até mesmo de forma cronológica, com matérias de aula disponível, informações complementares, vídeos, imagens, avisos ou indicações de trabalhos até mesmo com links disponíveis para a pesquisa. Além destas, outra vantagem é permitir uma interação dos alunos por meio de seus comentários dentro de cada tema. Através disso, uma aula de português, por exemplo, poderia conter um texto na integra onde os alunos pudessem reescrever um novo final para a história. Em outra situação, uma aula de física, química ou biologia, ficaria muito mais agradável se recursos laboratoriais pudessem ser assistidos, tornando assim a compreensão mais simples de uma matéria.

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/videos/como-unir-e-dividir-videos
Imagem 2
Windows Movie Maker e Youtube - Outra ferramenta que pode ser bem utilizada é o software Windows Movie Marker, um programa gratuito do Windows, em conjunto com o site Youtube. Através destas ferramentas, é possível criar um material em formato de vídeo para expor um tema. A vantagem para o professor é ser capaz de criar seus próprios materiais, levando em conta as necessidades dos seus alunos, obtendo assim resultados mais concretos. Além disso, o professor poderá incentivar o uso da ferramenta por solicitar uma apresentação de um trabalho através deste recurso. Em uma aula de português, por exemplo, uma atividade como o resumo de um livro poderia ser apresentado em formato de vídeo pelos alunos deixando a aula colaborativa e baseada numa interação que enriquece o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário