domingo, 20 de maio de 2012

(DES) Aula 7 - A utilização dos recursos tecnológicos no ensino superior

Síntese: Recursos tecnológicos para o Ensino Superior, como podem ser utilizados oportunamente com o objetivo de despertar atenção, facilitar a aquisição e aplicação do conhecimento, contribuir para a formação das atitudes, além de proporcionar uma aprendizagem mais permanente. Deve-se ter cuidado na utilização dos mesmos!

http://paula-tfenix.blogspot.com.br/2011/05/tecnologia-educacional-nas-decadas-de.html
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Tecnologia Educacional: A comunicação, seja ela oral ou escrita são fundamentais para a educação, tanto na modalidade presencial quanto em EaD. No entanto, ela se torna mais eficaz quando recursos audiovisuais são utilizados para facilitar a aprendizagem. Isso inclui:
  • Informática
  • Televisão
  • Rádio
  • Vídeo
  • Retroprojetor 
  • Quadro-de-giz
Relevância estratégica da didática por Dale (1946):

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Estatística: As pessoas se lembram:
  • 10% do que lêem
  • 20% do que ouvem
  • 30% do que vêem
  • 50% do que vêem e ouvem
  • 70% do que dizem e escreve
  • 90% quando explicam o que produziram
Mitos da tecnologia educativa:
  • Mito da tecnologia mágica - por si só muda as coisas
  • Mito da tecnologia ignorada - resistência de alguns professores
  • Mito da tecnologia divernética - não garante aprendizagem pela tecnologia
  • Mito da tecnologia inteligente - capaz de pensar, ensinar e resolver problemas
  • Mito da tecnologia igualitária - resolver desigualdades educativas
  • Mito da revolução tecnológica - mudar radicalmente os sistemas de ensino
O uso exaustivo de tecnologia, sobretudo de filmes ou transparências, desestimula a participação dos alunos. Qualquer uso de tecnologia deve ser reconhecido como auxiliar e não como direcionador do processo didático.

Utilização inadequada em sala de aula:
  • Vídeo-tapa-buraco - falta do professor
  • Vídeo-enrolação - não têm relação com o conteúdo
  • Vídeo-deslumbramento - utilizado em todas as aulas
  • Vídeo-perfeição - questionado pelo professor, pelo fato de possuir defeitos de informação ou estéticos
  • Vídeo - utilizado sem qualquer discussão
Para a utilização de recursos tecnológicos, é necessário conhecimento e habilidades técnicas para sua utilização. 

Alguns recursos visuais para o Ensino Superior:

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Dentre os recursos, o mais utilizados e recomendados são:
  • Folhas auxiliares
  • Quadro
  • Blocos de papéis
Folhas auxiliares: distribuídas aos estudantes, contendo esquemas de aula, fórmulas, fluxogramas, definições de termos, tabelas ou diagramas. Têm como finalidade principal contribuir para a organização do conteúdo da disciplina e para sua recordação, e não como repositório da matéria a ser estudada para as provas. Devem ser entregues a medida que o professor apresenta o conteúdo da disciplina.

http://flviaflor.blogspot.com.br/2010/05/quadro-negro.html
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Quadro: A mais universal de todas as características de aula e um dos recursos mais eficientes. Além de ser acessível, prático e versátil, contribui para estimular o interesse pela disciplina. É um local adequado para se escrever uma palavra-chave ou nomes que sejam convenientes memorizar ao longo da aula expositiva. Convém não se escrever muito pois se perderia tempo do professor e alunos. A regra é: não escrever nada que não seja importante ou detalhes e nada excessivamente longo.

Cuidados: 
  • Limpeza - requisito indispensável para uma boa apresentação
  • Sequência de utilização - De cima para baixo, da esquerda para a direita
  • Postura do professor - Não convém escrever, desenhar em silêncio, nem de costas para os alunos. o correto é escrever de lado e falando sempre.
O que deve ser colocado no quadro? Sumários, gráficos, desenhos, planejar a sequência e harmonização dos elementos. 

Outros tipos de "quadro" - lousa interativa, flip-charts e retroprojetor.

Vídeo cassete/DVD - tecnologia de áudio e vídeo muito utilizado. Favorece aprendizagem quando utilizado de forma adequada.

Cuidados: 
  • Material direcionado ou relacionado ao ensino
  • Filmes de curta duração
  • A apresentação deverá ser complementada pelo professor
  • Discussão pós filme
  • Sistema de avaliação da reação dos estudantes, para se promover alterações necessárias.
Projetor multimídia

http://meudeusmeutudo.blogspot.com.br/2012/01/projetor-multimidia-nas-missas.html
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Muito utilizado com o auxílio de programas como PowerPoint e SmartDraw. Substitui com vantagens outros meios, no entanto, ainda é um recurso limitado em muitas instituições.

Vantagens:
  • Projeção de imagens, tela de computador, filmadoras e DVD's.
  • Apresentação de gráficos, textos, planilhas com a possibilidade de uso de som e animação
  • Projeção de cores brilhantes e saturadas, mesmo com as luzes acessas
  • Fácil locomoção, visto ser compacto e leve
  • Projeção direta do que é digitado ou desenhado na tela do computador
  • Comando de apresentação a distância, leitura do material projetado sem que o professor tenha que olhar para a tela.
  • Podem ser feitas alterações até o último momento.
  • Animações e elementos gráficos tornam mais interessante e ajudam a ilustrar a aula.
Cuidados:
  • Use  PowerPoint  como guia e não como folha a ser lida. Faça observações orais que ampliem o que está na tela.
  • Não se limite aos recursos do  PowerPoint . Utilize elementos gráficos externos como video-clip, o que torna a apresentação mais rica.
  • Evite utilizar a projeção com a sala escurecida por mais que 15 minutos
  • Evite que os estudantes se coloquem numa posição passiva durante o recebimento das informações, combinando a apresentação com outras atividades.
Email
http://dp-online.webnode.com.br/suporte-via-email/
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Permite uma comunicação coletiva de informações como:
  • Procedimentos a serem observados
  • Elaboração de trabalhos / Temas
  • Prazos para a entrega de trabalhos ou data de avaliação
  • Textos para leituras complementares
  • Indicar sites interessantes para pesquisas
  • Informações como faltas e notas
Cuidados na administração:
  • Estabelecer convenção para o endereçamento das mensagens
  • Definir um tempo para resposta
  • Definir acerca do formato dos documentos anexados
  • Baixar os emails para evitar perder as mensagens
  • Preparar cópia de todas as mensagens importantes. 
Fóruns

Como nem sempre é possível definir horários de estudos, os fóruns tem sido cada vez mais útil para estimular a continuidade de debates e conceitos iniciados em aula. São muito apreciados por permitir que cada um expresse sua ideia sobre o assunto. 

Cuidados
  • Definir objetivo da discussão
  • Instruções aos estudantes (deveres e responsabilidades)
  • Regras de comportamentos (apropriados e inapropriados)
  • Definição de inicio e término de debate
  • Definição previa dos critérios de avaliação no desempenho dos estudantes
  • Criação de uma atmosfera apropriada à discussão
  • Encorajamento da participação ativa dos estudantes
  • Fechamento de cada discussão com uma sumarização dos pontos discutidos
  • Vínculo do fórum a outras atividades didáticas.
Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012 
Imagem 2: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 3: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012

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